TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO 2º CICLO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  19/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

PORTFÓLIO 2º CICLO DE APRENDIZAGEM

Alex Fabricio Borges

Centro Universitário Claretiano

CUIABA-MT

2018

Questões e respostas abaixo conforme orientação para portfólio:

1) Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

O paradigma da integração as pessoas que sofriam algum tipo de deficiência eram orientadas em escolas adaptadas para poderem lidar com suas deficiências de maneira e serem integradas na sociedade junto com pessoas sem deficiência sem que sofressem e principalmente que não causassem algum tipo de dificuldade a sociedade, onde a sociedade só aceitava os deficientes desde que eles pudessem se adaptar a barreiras físicas, arquitetônicas, acompanhar os procedimentos que eram aplicados aos demais mesmo que sua barreira física não o permitisse.

No paradigma da inclusão tem o reconhecimento de que existem sim barreiras a serem superadas tanto no meio físico quanto no meio intelectual, sendo que o principal objetivo e ter um grupo que receba as mesmas oportunidades no ensino, e permitindo que a pessoa com deficiência não seja um motivo de perca de rendimento do grupo, ou um fardo a ser carregado pelos demais que não possuem tal deficiência.

Onde a sociedade ira reconhecer que existe uma enorme barreira física e social e que para seja superada e necessária que a sociedade como um todo esteja disposta a ajudar, com acesso facilitado a banheiros, bebedouros, escadas com rampas, computadores e carteiras adaptadas, onde a sociedade aceita o deficiente e este tipo de barreira não passam a ser um problema do individuo e sim da sociedade como um todo.

2) Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo.

No sistema de integração por exemplo uma criança com deficiência física que usa cadeira de rodas, ela e preparada para poder se adaptar as barreiras existentes no meio, como por exemplo ir ao banheiro, beber agua, quando for beber agua de levar uma garrafa para pegar agua do bebedouro, pois ele fica alto e ela não consegue alcançar, ou seja esse tipo de integração não esta preparado para receber o deficiente, e sim ele que tem que anteriormente se preparar para “driblar’’ essas dificuldades.

No sistema de inclusão e totalmente ao contrario a escola ou ambiente, já tem a certeza que iram existir pessoas com deficiências as vezes não so alunos mais professores também, e tem a preocupação em preparar o ambiente para que estas barreiras sejam diminuídas, como por exemplo um banheiro prioritário com espaço para entrar com cadeira de rodas, um bebedouros mais baixo, uma carteira mais larga para que possa encaixar a cadeira de rodas, uma fila para deficientes na hora de receber merenda, são coisas simples que irão ser muitas das vezes um diferencial para que a pessoa com deficiência não desista do aprendizado, da atividade física na academia, e não entre em processo depressivo que e muito perigoso.

3) Descreva as diferenças entre essas duas práticas sociais e, em sua opinião, qual delas acontece nos dias atuais.

As diferenças entre essas duas práticas são bem claras, mas acredito que a integração não resolveu e não resolve nada, pois nesta prática o individuo bate de frete com as barreiras da sociedade, já no ambiente de aprendizagem e muita das vezes aprende da maneira mais dolorida, caindo em escadas, se machucando em bebedouros, fazendo necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com