TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1, Ciclo 2 (Fundamentos da Educação)

Por:   •  23/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GIOVANNI DE CAMPOS BRUM - RA 8150969

Licenciatura em Música

PORTFÓLIO 2 – CICLO 3:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

[pic 2]

[pic 3]

RIO CLARO – SP

22/10/2021

O uso da Tecnologias de informação e comunicação para o ensino da música.

A utilização das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem se tornando cada vez mais recorrentes e imprescindíveis no campo da educação musical. Para além da elevada permeabilidade e aceitação das tecnologias digitais entre os educandos, principalmente os jovens, considera-se também a praticidade, versatilidade e efetividade que as TICs podem oferecer ao educadores para o exercício pedagógico-musical da profissão, como justificativa para o interesse pela ampla implementação e desenvolvimento destes recursos.

Nota-se facilmente a presença e as potencialidades dessas tecnologias no “ensinar musical” dos dias de hoje. Com um simples celular de sistema Android, cria-se grupos de discussões e repasse de instruções em aplicativos de mensagens, afina-se instrumentos musicais através de aplicativos para este fim, pratica-se música com o auxílio de metrônomos em forma de aplicativos, treina-se noções musicais teóricas e práticas via jogos e “apps” de exercícios temáticos e acessa-se sites e plataformas de aprendizado virtual para cursos livres ou até mesmo ensinos mais extensos e formais, estruturados sob a modalidade à distância (EAD), que como observa Barcellos (2017), têm as TICs como meio de subsistência. Celulares mais potentes e computadores, possibilitam o uso de programas mais arrojados e complexos, como editores de áudio e vídeo. Redes sociais como Facebook e Instagram, e plataformas de vídeo como o Youtube, oferecem um acervo gigantesco de vídeo-aulas e tutoriais, além da possibilidade de transmissões ao vivo para fins de aprendizagem e apreciação musical.

É pertinente refletir sobre a real aplicabilidade e efetividade desta gama de recursos e mensurar o quanto ela complementa ou quiçá substitui as formas tradicionais de ensino da música. As TICs vêm para se perpetuar de forma irrestrita? Os profissionais da área estão abertos e aptos à empregá-las? Serão necessários ajustes e adequações relativos à realidade socioeconômica do público a utilizá-la? Será preciso um recuo aos moldes tradicionais de ensino ou os esforços deverão ser no sentido de estímulo e oferta para capacitação de uso e aplicação das mesmas?

Ao mesmo tempo em que somos desafiados a buscar o conhecimento teórico-prático produzido por educadores de outras áreas, como os profissionais que trabalham com softwares educacionais e educação a distância, sabemos que eventuais receios não serão apenas minimizados por meio de leituras ou conhecimento de práticas de terceiros: somente ao utilizarmos essas ferramentas e refletirmos sobre suas implicações na educação musical é que poderemos criar nossos próprios sistemas educativo-musicais apoiados pelas TIC. (KRÜGER, 2006, p. 85)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com