TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifolio de Neuroanatomia

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição da atividade

1) Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

A posição anatômica é descrita em um indivíduo adulto em posição ortostática (ereta), com os membros superiores pendendo naturalmente para cada lado, encostados ao tronco, os olhos fixos olhando para o horizonte, com a face, as palmas das mãos e as pontas dos dedos do pé dirigido para frente. Para nós profissionais, ela é importante, pois ela é utilizada como referência. Nesta posição o corpo humano pode ser delimitado por planos e suas intersecções.

2) Citar as regiões que formam o corpo humano.

As regiões são abdômen, cabeça, dorso, pescoço, tórax, pelve, mama e extremidades.

3) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual é a importância destes ternos de relação para sua atuação profissional?

Plano Mediano ou Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

Plano Frontal ou Coronal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.

Os termos de relação são: medial, lateral e intermédio. Estes termos são importantes para o profissional guiar-se, facilitando assim seu entendimento e entendimento de seu aluno nas atividades desenvolvidas.

4) Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação, quanto ao seu tipo? .

Membros Superiores: Composto por braço, antebraço, pulso e mão.

- Braço: úmero;

- Antebraço: o rádio (longo) e ulna (longo);

- Mão: ossos do carpo (constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), ossos do metacarpo e os ossos do dedo.

Membros Inferiores: Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.

- Coxa: fêmur (longo);

- Perna: a tíbia e a fíbula.

- Dedos: ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos.

5) Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos seus básicos.

São consideradas as mais complexas das articulações. Uma articulação do tipo sinovial é composta de liquido sinovial, um liquido viscoso que lubrifica a articulação para evitar atrito entre os ossos. As articulações sinoviais são encontradas em todas as junções ósseas de amplo movimento.

6) Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional.

Ombro: Articulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana.Na articulação glenoumeral: esferoide.

Cotovelo: Articulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo (articulação em dobradiça). Na articulação úmero-radial: tipo esferoide (enartrose).Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.

Punho: Articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).

7) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

Eixo Látero-Lateral: de um lado ao outro, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Exemplo: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.

Eixo Ântero-Posterior: em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de Sagital. Esse eixo possibilita os movimentos de abdução e adução. Exemplo: Articulação do ombro, do quadril, etc.

Eixo Longitudinal: de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal. Esse eixo possibilita os movimentos de rotação lateral e rotação medial. Exemplo: Articulação do ombro, do cotovelo, etc.

8) Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

São três tipos de tecido muscular: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, por exemplo, a musculatura dos órgãos internos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária, ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. Já o tecido muscular estriado cardíaco ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo

9) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

Agonista: é considerado o principal musculo produzindo movimento articular. Sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica.

Antagonista: é o músculo que possui a ação oposta à do agonista. é um músculo que não está se contraindo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com