TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifólio Fundamentos da Educação

Por:   •  26/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.969 Palavras (20 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 20

O uso das TICs na Educação Física escolar

    Crianças e adolescentes, atualmente tomam contato com elementos da cultura corporal de movimento como telespectadores e não como a vivência tal fato, além de distanciar cada vez mais a experiência de praticar esportes da de assistir, influencia a forma e o significado da prática esportiva das crianças e jovens, que querem imitar o que vêem na televisão, que sonham em serem Ronaldinhos e Romários.

    Freqüentemente, comentários e dúvidas sobre novas práticas esportivas e corporais surgem nas aulas de Educação Física. Tais dúvidas se devem, ao grande espaço ocupado pela mídia no cotidiano de jovens, adultos e crianças, e permitem constatar o grande poder de influência crescente que a mídia exerce sobre a cultura corporal de movimento. Destaca-se a televisão, por transmitir inúmeras informações sobre a cultura corporal de movimento, apresentados repetidamente em comerciais de TV, programas esportivos e transmissões de jogos, regras, valores, táticas, técnicas, aptidão física, modelos e padrões corporais, aspectos históricos, entre outros assuntos (Santos Jr., 2008).

    Segundo Betti (1998) o esporte, a dança, as formas de ginásticas, tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo e objetos de conhecimento e informações, amplamente, divulgadas ao público em geral. Com o advento tecnológico, estamos nos tornando telespectadores de esporte-espetáculo, vendo todos os lances do jogo, da corrida de carros, do ciclismo, do voleibol, através da televisão ou internet.

    Do ponto de vista que mais nos importa aqui, é fundamental perceber que o esporte espetáculo—e possivelmente no futuro outras formas da cultura corporal de movimento que progressivamente vão se tornando objeto das mídias—faz parte da cultura corporal de movimento contemporânea, e tal exige da educação física escolar uma nova tarefa pedagógica: contribuir para a formação do receptor crítico, inteligente e sensível frente às produções das mídias no campo da cultura corporal de movimento (Betti, 1998).

    Além do uso do espetáculo produzido pela televisão nas aulas de educação física, temos a presença do jornal, a mais antiga manifestação de mídia presente em nosso cotidiano, nesse contexto Kenski (1995) afirma que a imprensa escrita tradicionalmente dedicava uma ou duas páginas dos jornais para apresentar os resultados dos campeonatos de futebol e, esporadicamente, de algum outro esporte em que as equipes nacionais se destacam. Atualmente os jornais dedicam seções diárias e até mesmo cadernos inteiros aos acontecimentos esportivos, nacionais e internacionais, ocorridos em diversas modalidades, sendo considerado um artifício de fácil aceitação ás aulas, assim como traz matérias em que pessoas despreparadas tratam de assuntos que omitem a verdadeira essência que tal manchete traz em relação ao esporte para a educação física, destacando apenas os feitos heróicos de atletas aos receptores das mensagens, mais um desafio que se impõe á educação física quanto ao uso de mídias nas aulas.

    Kenski (1995), ainda destaca a informática neste contexto, pois através de sua popularização está fascinando cada vez mais seus jogadores (alunos), em sua opinião softwares com competições esportivas garantem, aos seus jogadores, emoções similares às vividas concretamente, ainda fala que a habilidade com que participam destes torneios não é nada semelhante com a pequena habilidade que a grande maioria demonstra em suas atividades de educação física na escola, a autora ainda continua, dizendo que isto faz parte de uma outra realidade, com maior chance de sucesso do que a dura realidade concreta da prática esportiva.

    Quanto ao uso da internet como interferência nas aulas de educação física Schwartz (2007) afirma que, nesse campo, crescem cada vez mais as vivências que utilizam o ambiente virtual para sua exeqüibilidade, surgindo novas opções a cada dia, assim como novos significados e interesses, atendendo a heterogeneidade dos usuários. Ou seja, é possível o acesso às experiências de diferentes sujeitos e grupos que discutem, no espaço virtual, sobre as aulas de Educação Física escolar e temas relacionados à cultura corporal, sendo uma fonte de pesquisa a ser explorada por essa área.

    Para Zylberberg (2003) a internet é uma possibilidade de acesso ao conhecimento acerca da cultura corporal. A autora utiliza os recursos tecnológicos do computador para a elaboração de uma proposta de um ambiente de aprendizagem que supera a visão unidirecional e linear do conhecimento ao ter como base a visão multidimensional e complexa do conhecimento.

    Bianchi (2008) considera que a inclusão das TICs na educação física tem seus problemas, pois em sua visão o esporte molda a nova forma de linguagem das imagens presente nas TICs, que mistura som, cores, palavras e fotografias. Uma conseqüência desse processo é a fragmentação do fenômeno esportivo, pois, as TICs selecionam imagens esportivas e as interpretam, propondo um certo “modelo” do que é esporte e do que é ser esportista, mas, sobretudo, fornecem ao espectador a ilusão de entrar em contato direto com a realidade.

    Conforme Hatje (2000), estudar as relações interdisciplinares entre a Educação Física e a mídia é fundamental para entender a sociedade e pensar em novas formas de ensinar e aprender, novas metodologias, novas temáticas, visto que as TICs estão por toda parte e modificam nossa forma de estar no mundo. Busca-se, na área da Educação Física, desenvolver a capacidade crítica dos sujeitos, a partir de discussões sobre essa temática.

    Em síntese, é possível concluir que as mídias colocam um problema pedagógico para a Educação Física escolar, pois se as informações e imagens provenientes das mídias são constituintes e constituidoras da cultura corporal de movimento, devem também ser objeto e meio de educação, visando preparar alunos para estabelecerem uma relação crítica e criativa com os discursos difundidos por esses meios.

    Esta visão de espetáculo produzida pelas TICs quanto ao esporte, produzem uma certa desconfiança em seu próprio uso nas aulas de educação física, pois o que se tem possibilidade de acesso a todos são imagens, enfoques, situações retratadas nestes meios que não condizem com a realidade da maioria da população, por isso têm-se uma visão limitada quanto ao esporte se nos detivermos a utilizar apenas o que é destaque na mídia atualmente.

Considerações finais

    Conforme o exposto neste trabalho pode-se notar o quanto as TICs estão presentes em nosso cotidiano tanto dentro da escola como fora dela, mesmo assim ainda não se tem um conhecimento vasto sobre sua aplicação junto à educação, e particularmente a educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (724.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com