TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ciclismo

Por:   •  6/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

CICLISMO NAS ESCOLAS

A arte de pedalar já acompanha o ser humano há muitos anos. Desde que em 1817, o alemão Karl Von Drais inventou a primeira bicicleta para presentear uma criança da nobreza. A bicicleta deixou de ser só um brinquedo de criança e passou a ser um meio de transporte, um recurso para o lazer e um instrumento para o esporte. Pensando nesses pilares, lazer, transporte e esporte, é que surge a ideia do projeto pedagógico ciclistas do presente, que visa ensinar as crianças ainda na creche a arte de andar de bicicleta. Com a inclusão deste projeto nas escolas, as crianças, apresentarão melhor concentração, melhor equilíbrio, maior responsabilidade e melhores cidadãos.

Hoje, o ciclismo, de um modo geral, é um esporte olímpico que vem cada vez mais ocupando seu espaço. Começou com o ciclismo de estrada, passou para o ciclismo indoor e hoje nós já temos o BMX Race (corrida num circuito com rampas), BMX FREESTYLE (realizado num circuito que imita as ruas e parques) e o mountain bike, que está surgindo com muita força.

PROBLEMA

O ciclismo é um assunto muito falado hoje em dia, talvez pelo fato do homem ver que as tecnologias também fazem mal, trazendo a poluição, o caos em meio ao trânsito e doenças como estresse. Por isso muitas prefeituras têm investido em ciclovias para melhor mobilidade urbana. Aí é que entra o projeto ciclistas do presente. Como andarão de bicicleta se não há quem ensine? como respeitarão as leis de trânsito do ciclista se não as conhece?

OBJETIVOS

O objetivo é ensinar as crianças a partir de 3 anos a andar de bicicleta, visto que muitos pais não fazem este papel, e crianças em nível de ensino fundamental as leis de trânsito do ciclista, para uma melhor mobilidade urbana e o esporte, formando assim cidadãos mais respeitosos as leis. Tenho um cunho social, já que o principal objetivo é formar melhores cidadãos através da inclusão, apresentando algo que os possam ter paixão, a bicicleta.

Contemplado na BNCC, o ciclismo jamais foi visto em alguma escola deste estado, pelo simples fato de não termos pessoas qualificadas para tal. Para que isso ocorra, preciso que as portas das unidades de ensino estejam abertas para receber o professor durante um trimestre e alguns materiais que citarei mais abaixo. Será uma oficina que trará muitos benefícios cognitivos para as crianças como, integração social, respeito, paixão por algo, concentração, raciocínio lógico, melhor comportamento, e também os benefícios físicos como equilíbrio, resistência cardiovascular, resistência dos membros superiores e inferiores.

ESTRATEGIAS

com a diversificação das aulas, aproveitando os momentos da educação física, foi elaborado um cronograma de aulas a serem ministradas desde a pré-escola até o ensino fundamental . cada etapa será elaborada varias aulas teóricas e praticas, onde a criança ou aluno irá aprender não somente a andar de bicicleta como também a historicidade da bicicleta. Juntamente com outras disciplinas aprenderão história, matemática, português e artes , geografia e ciências, formando acima de tudo, um cidadão honroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com