TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Educação Física

Por:   •  7/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

CAPS AD 2019

Projeto de Educação física

Prof: Mariana Stock de Farias. Cref 012167-G/PR



Introdução

A educação Física na saúde mental para os adolescentes vem sendo utilizada como uma ferramenta para o tratamento de uso substâncias psicoativo, como também no âmbito social, emocional, no desenvolvimento cognitivo e motor, fazendo com que o mesmo venha se interessar pela melhoria da qualidade de vida.  É fundamental na aprendizagem de valores como: respeito, união, companheirismo e comprometimento. Além do desenvolvimento corporal tem a preocupação de conscientizar e prevenir os adolescentes e sociedade em geral sobre os diversos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, alimentação inadequada e a falta de higiene. A educação Física não pode privilegiar apenas os mais habilidosos e sim incluir a todos independente de suas habilidades ou características. Como já dizia Rui Barbosa “Não pretendemos formar atletas nem acrobatas, mas desenvolver no homem o quanto do vigor físico essencial ao equilíbrio da vida humana, a dignidade da espécie e a felicidade da alma”. Quebrar as barreiras das dificuldades motoras é propiciar ao individuo a oportunidade de vivenciar o movimento e a satisfação de realizá-lo. As preocupações da Educação Física, não estão somente no desenvolvimento motor, mais sim nas habilidades sociais, que “diz respeito aos efeitos de um desempenho social que articula pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos pessoais e de demandas da situação e da cultura, gerando conseqüências positivas para o indivíduo e para a sua relação com as pessoas”. A pratica regular de atividade física pode ser uma excelente estratégia para a promoção da saúde, pois é uma atividade prazerosa de baixo custo e que apresenta inúmeros benefícios. Porém é fundamental a orientação adequada de um profissional de Educação física.

JUSTIFICATIVA

Na adolescência os transtornos de humor são caracterizados por condutas, como: diminuição das atividades diárias, negativismo, comportamento anti-social, perda da auto-estima, ansiedade e déficits cognitivos. O exercício aumenta a auto-estima, ajuda no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física, melhora a capacidade funcional, reduz a obesidade e melhora a qualidade de vida dos adolescentes. As alterações positivas da imagem corporal, provocadas pela realização do exercício físico, independente do peso indicado na balança, podem auxiliar a prevenir o desânimo e a resignação, características potenciais de indivíduos com imagem corporal negativa. Além disso, uma auto-estima elevada também propicia ao indivíduo ver-se como pessoa capaz de realizar e de comprometer-se com mudanças significativamente positivas na sua vida. Neste sentido, adolescentes com auto-estima e auto senso de eficiência, conseguem visualizar mais facilmente o sucesso, enquanto aquelas que duvidam das suas realizações, da sua própria eficiência podem imaginar e até antecipar um possível fracasso.

OBJETIVO GERAL

Motivar e envolver na pratica da Educação Física auxiliando o adolescente no tratamento e criar um vinculo com o mesmo a fim de poder atender melhor as suas necessidades.

 OBJETIVOS ESPECIFICOS

-Trabalhar as habilidades motoras, cognitivas e afetivas

- Compreender o esporte de um modo geral, como elemento de inclusão social

-Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva

. Conteúdo

 Janeiro, Fevereiro, Março.

Aspecto afetivo- Compartilhar o processo de ensino aprendizagem com o grupo; Respeitar as dificuldades, limites e diferenças que possa existir no grupo; Desenvolver atividades de inclusão; Fortalecer o espírito de equipe;

 Aspecto motor- Desenvolver as habilidades motoras no esporte do basquetebol. Desenvolver as habilidades motoras como: correr, saltar, girar.  Desenvolver o trabalho de força – através dos fundamentos: passe, recepção, manejo e arremesso.

Aspecto cognitivo - Desenvolver a percepção conforme dificuldades; Desenvolver estratégias de ataque e defesa.

Aspecto afetivo- Respeitar as regras assim bem como o adversário; Usar de lealdade e sinceridade durante o jogo; Fortalecer o espírito de equipe.

 Aspecto motor- Desenvolver as habilidades motoras: velocidade, agilidade e força.  Desenvolver os fundamentos do voleibol – passe (manchete), defesa, ataque, bloqueio, toque (levantamento) e saque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com