TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO CAMPO

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

ENTREVISTA DE PESQUISA DE CAMPO

FAISA FACULDADES

CAMPUS AFUÁ

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Questionário da Pesquisa de Campo

Prezados Professores (as)!

Este questionário é o instrumento da pesquisa de campo do nosso Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Para a realização da pesquisa, pedimos a vossa participação e compreensão frente nossa coleta de dados, ressaltando, a mais sigilosa identificação de vossa senhoria no processo. Assim sendo, agradecemos sua participação e, o nosso muito obrigado.

1º. Você antes já tinha conhecimento de aluno deficientes nas aulas de educação física?

Quando iniciei minhas atividades na área de educação física, pela minha formação acadêmica já tinha uma noção superficial que eu poderia trabalhar com alunos de diversas deficiências, mas como faltava a parte pratica para poder ajudar esses alunos, tive certa dificuldades por um longo período, até buscar cursos técnicos e muitas pesquisas metodológicas na busca de construir estratégias capazes de me ajudar a mudar esse quadro de insucesso. Atualmente, já consigo atender com sucesso alguns alunos com diversas deficiências, mas esse sucesso, agradeço a minha busca pelo melhor desempenho dos alunos.

2º. Qual sua metodologia utilizada para inclusão deste aluno na sala de aula e quadras esportivas?

Para que se construa uma educação inclusiva, é importante que o ponto de partida seja as singularidades do sujeito, com foco em suas potencialidades. E tendo como proposta curricular uma só para todos os alunos, e as estratégias pedagógicas sejam diversificadas, com base nos interesses, habilidades e necessidades de cada um. Por isso procuro utilizar metodologias através de recursos confeccionados com materiais alternativos e tecnológicos, haja vista, que a escola onde trabalho possui carência tanto em materiais didáticos, quanto em espaço físico adequado para a realização das atividades práticas de educação física.

3º. Você possui alguma formação da área para o atendimento com alunos com deficientes?

Atualmente venho realizando alguns cursos técnicos na área da inclusão, pois desenvolver um trabalho com os alunos especiais não é uma tarefa muito fácil, e para que possamos ajudar os alunos especiais é preciso nos capacitamos. O professor que trabalha com os alunos especiais precisa se capacitar, para acompanhar esse aluno e tentar inclui-lo. Pois, pouco se tem apoio, para desenvolver um bom trabalho com essa clientela. Além da falta de políticas públicas, financeiras e estruturais, faltam ainda apoio em capacitação aos professores para estarem aptos atenderem esses alunos.

4º. Qual a relação dos colegas de classe com este aluno deficientes?

Apesar da existência de leis garantirem o acesso à escola de crianças especiais, é comum que o processo de integração destes alunos se dê de forma conturbada, e não raramente sejam denotados casos de discriminação e preconceito. Porque, é isso que acontece com os alunos especiais nas salas de aulas, os alunos “ditos normais” acabam por não se relacionar com os alunos especiais devido não serem preparados para entende-los, assim, é preciso que o professor de um tratamento igual para todos os alunos não fazendo seleção de alunos.

5º. A escola possui materiais didáticos e estrutura necessária para o processo de inclusão de alunos deficientes?

Na escola ao qual desenvolvo minhas atividades, a falta de recursos didáticos adequados, a falta de melhorias no espaço físico, falta de recurso financeiro, a falta de acompanhamento familiar, falta eventos voltados para os alunos especiais e etc, é uma carencia muito grande, pois, eu tenho que muitas vezes, construir e comprar meus materiais, são muitos os desafios que tenho que enfrentar para tentar incluir os alunos especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com