TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.391 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

[pic 4][pic 5]

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

Tema

A dificuldade de obter o mesmo sucesso das pistas nas ruas

Título

O atletismo praticado em qualquer idade das pistas para as ruas.

São Paulo

2018

[pic 6]Aluno (a):                                                                      [pic 7][pic 8]

Caroline Passareli Leão

Douglas Jandoza

Guilherme Polo Soares Lopez

Marina Danzini

Rafael Cavalheiro Cruz

Soiany Coelho

Tema

Tema

A dificuldade de obter o mesmo sucesso das pistas nas ruas

Título

O atletismo praticado em qualquer idade das pistas para as ruas

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) elaborado para avaliação no quarto semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

ORIENTADOR: Cleber da Silva Guilherme

São Paulo

2018

Objetivo

O objetivo do grupo em realizar a APS com o tema apresentado em questão, é de elucidar questões referentes a matéria envolvida em seu aspecto prático e teórico. Neste trabalho está compreendida a matéria de Atletismo, presente no atual semestre letivo.

Tendo em vista a importância de tais matérias para a formação em Educação Física, explanar temas e subtemas desta APS enriquece a compreensão e torna de grande importância a realização da mesma para todos os envolvidos.

Justificativa

        O presente trabalho discorre sobre a grande dificuldade dos atletas de pista dos 5000 e 10000 metros, quando tentam mudar de modalidade, partindo para provas de maiores distâncias e obtendo pouco sucesso. Vamos destacar dois atletas que obtiveram sucesso nas provas olímpicas e na maratona, sendo que um deles tornou-se referência e objeto de estudos na sua metodologia de treinamento.

  1. INTRODUÇÃO

        O esporte olímpico é uma constante no cenário mundial e atrai cada vez mais atletas que buscam superar através do esporte suas limitações físicas, driblando dificuldades financeiras, falta de condições apropriadas de treinamento e alimentação adequada entre outras.

        Dentro dos esportes olímpicos, a corrida é a modalidade que tem uma a maior quantidade adeptos, por ser um esporte barato de se praticar e poder ser treinado em qualquer lugar. Mas nem tudo é tão simples, a busca por talentos é como achar uma agulha em um palheiro e mesmo quando os encontramos não assegura sucesso e nem perenidade dentro do esporte.

         Poucos são os atletas que possuem sucesso financeiro dentro das pistas, assim esses atletas com perda de rendimento acabam buscando as provas de rua com objetivo de conseguir um maior ganho financeiro e manter a carreira vitoriosa conquistada nas pistas. O importante a destacar são as características das provas de fundo de 5000 e 10000 metros e a maratona. Apesar de tratar-se de provas de corrida e muitas vezes relacionarmos a semelhança do perfil físico dos atletas, as provas são muito diferentes e a adaptação a cada uma delas é que torna cada atleta uma pessoa diferente.

.

  1. DESENVOLVIMENTO

        As provas de rua estão em grande destaque nos dias de hoje, principalmente pela grande quantidade de atletas amadores que procuram a modalidade com a finalidade de realizar atividade física, obtendo uma melhor qualidade de vida podendo praticar um esporte fácil, barato e que pode ser compartilhado com os amigos.

        A grande demanda por corridas fez com que o mercado de corridas abrisse muitas oportunidades para assessorias esportivas, marcas de roupas e tênis, organizadores de provas e muitas outras demandas que esses grupos demanda para entregar seus produtos. Assim com o crescimento das provas de corrida de rua, as organizadoras começaram a oferecer premiações generosas aos vencedores, o que acabou atraindo muitos corredores de pista a se arriscarem nas ruas em busca de ganhos financeiros e de maior longevidade no esporte competitivo.

        Muitos atletas com resultados vitoriosos nas pistas não tiveram o mesmo sucesso nas ruas, o que nos leva a buscar entender as características de cada atleta, sua genética, especificidade entre as modalidades entre outras características.

As provas de fundo no atletismo de pista são 5000 e 10000 metros e grande fundo onde está a maratona. Cada prova tem características e treinamentos específicos, e o que queremos destacar é a grande dificuldade que um atleta tem para obter resultados nas três provas. O atleta busca continuar obtendo performance nas provas mais longas com outras características, o que nem sempre é uma realidade.

No final da década de 40 surgiu o tcheco Emil Zatopek considerado um dos maiores corredores de todos os tempos e até hoje o único atleta a ganhar medalhas de ouro nas três provas de fundo do atletismo em uma mesma olimpíada no ano 1952 em Helsínquia na Finlândia. A história desse ícone se inicia em 1948 na olimpíada de Londres ele ganhou medalha de ouro nos 10000 metros e prata nos 5000 metros. (PETTINGER, 2010).

Zatopek foi o principal responsável pelo desenvolvimento do atletismo pois tornou-se referência no treinamento desportivo por utilizar estratégias de treinamento nunca antes vistas. Ele foi o primeiro a utilizar o treino intervalado, fornecendo bases empíricas para as futuras pesquisas cientificas sobre esse método. Em virtude das metodologias desenvolvidas e utilizadas por ele, diversos países o procuravam e tentando descobrir os tipos de treinamento que ele estava utilizando. Emil Zatopek bateu vinte recordes mundiais em distâncias variando entre 5000 metros e 30000 e foi o primeiro homem a fazer 20052 metros em uma hora. Ele recebeu o apelido de “Locomotiva humana” (ECHENOZ,2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com