TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saque no Tênis

Por:   •  26/9/2019  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

4.4 SAQUE

O saque é tido como o golpe mais importante do tênis, pois, é o único que o jogador tem controle de executá-lo no momento em que se sentir preparado (de acordo com os limites de tempo das regras) e tem a possibilidade de arremessar a bola com a mão onde achar mais conveniente, com um bom saque que combine velocidade, rotação e colocação o jogador pode comandar o que acontece na jogada seguinte e dominar o ponto. Por outro lado, é o golpe mais complexo, exige boa coordenação motora e cadência de toda cadeia cinética ele pode ser dividido em três principais fazes, flexão máxima dos joelhos, aceleração e terminação.

Atualmente podemos observamos duas técnicas de saque no circuito, o foot-back com os pés mais afastados e o foot-up onde os pés iniciam o movimento separados e se juntam no momento do arremesso.

Existem 3 tipos de efeitos que podem ser usados no saque, o flat ou chapado, é mais utilizado como “primeiro serviço” gera grande potência e menos precisão, o slice utilizado tanto no primeiro quanto no segundo serviço, gera um efeito lateral fazendo com que a bola faça uma curva durante o voo e desvie ainda mais após o quique e o Spin ou quique, utilizado com mais frequência no segundo serviço, consiste em um efeito de baixo pra cima, fazendo que a bola passe longe da rede evitando o erro e fazendo a bola subir após o quique.

4.5 SMASH

O smash utiliza a mesma biomecânica do saque, com exceção de quando se executa um smash defensivo, a diferença entre o saque e o smash é que o segundo é realizado durante a disputa do ponto, geralmente quando o jogador vai à rede e o adversário levanta a bola a fim de ganhar tempo possibilitando o jogador golpear a bola acima da cabeça.

4.6 VOLEIOS

Os voleios de forehand e backhand, são os golpes realizados antes de a bola quicar, normalmente são realizados com o jogador posicionado dentro da quadra, muitas vezes a frente da linha do te, após o primeiro voleio o ponto tende a terminar nas próximas jogadas, é um golpe de definição.

O voleio tem a finalidade de diminuir o tempo de resposta do adversário e fechar os ângulos colocando o oponente numa situação de pressão e é obrigado a definir a jogada, é uma ótima ferramenta para se conquistar pontos de forma agressiva, entretanto, exige do jogador muita flexibilidade, reflexos apurados e agilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com