TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO DE ESCALADORES DE COMPETIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha descritiva do Artigo: O TREINAMENTO DE ESCALADORES DE COMPETIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Maria Emília Pontes de Oliveira

O artigo foi publicado em 2008 na Revista Mineira de Educação Física de Viçosa – MG, é focado no esporte “Escalada indoor” que vem crescendo muito no Brasil com o grande aumento na participação de brasileiros nos campeonatos mundiais com Cesar Grosso, André Berezoski e Janina Carodoso. É relatado que a Escalada se expandiu nas três dimensões do esporte: rendimento, educação e participação.

É contata a origem da Escalada Indoor, que iniciou como treinamento durante invernos rigorosos na Rússia na década de 1970, se espalhou pela Europa e teve o primeiro campeonato indoor na Itália. A ideia de um treinamento esportivo para escaladas foi proposta por Ferrer e por Bertuzzi que possui diversos estudos com diversos parceiros voltados para as demandas fisiológicas exigidas pela escalada, além das variáveis morfológicas. O objetivo do artigo é delinear o treinamento dos escaladores esportivos competitivos do Estado de São Paulo, de forma a contribuir com a pesquisa em escalada no Brasil e sua relação com a Educação Física.

        A metodologia escolhida foi a descritiva exploratória, pois a pretensão foi descrever opiniões de uma população específica, sendo essa uma abordagem quantitativa-qualitativa, foi então utilizado um questionário construído pelos pesquisadores. Na opinião dos autores por ser um esporte novo os atletas não têm métodos de treinamentos especializados, por isso torna-se um tema importante a ser pesquisado. Participaram do estudo 14 escaladores, 6 do gênero feminino e 8 do masculino. Nos resultados foram relatados três momentos. A experiência conta como fator determinante nas competições, em termos quantitativo está semelhante a diversas modalidades, mas quanto a qualidade os dados não concordam.  A especialização requer ainda conhecer a diferença entre as modalidades de escalada e as competições. Foi constatado também que poucos atletas têm um treinador e muitos não dão importância a formação em Educação Física, sendo associado também ao descaso da própria graduação com a modalidade.

PEREIRA, D. W.; MANOEL, M. L.  O Treinamento de Escaladores de Competição doEstado de São Paulo. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa – MG, v. XVI, n. 2, ano XVI, (108 – 135), 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com