TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Ergonomia

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ELIZA CATARINA RODRIGUES DUBOIS

8111780

ATIVIDADE:

[pic 2]

[pic 3]

Santa Cruz do Sul/RS

2020

1. Qual a sua visão/ conceituação sobre a Ginástica/ Cinesioterapia Laboral? Quais são as divisões didáticas de sua Prática?

A ginástica laboral é uma atividade de curta duração destinada aos trabalhadores cuja jornada e trabalho os condiciona a longos períodos com uma ergonomia incorreta. Existem três divisões didáticas, a preparatória que ocorre antes do trabalho ou nas primeiras horas e a compensatória que são exercícios no meio do expediente que agem de forma terapêutica relaxando os músculos trabalhados em excesso. E por fim a ginástica de relaxamento é oferecida sempre ao final do expediente, com o objetivo de tirar toda a tensão muscular gerada durante a jornada de trabalho, não só de movimentos específicos.

2. Cite os objetivos da implantação e programas de Ginástica Laboral, Baseado em vários autores:

Após a implementação da Ginástica Laboral em algumas empresas é notório a diminuição de afastamento por lesões por esforço repetitivo (LER), problemas de postura e dores agudas devido a jornada repetitiva de trabalho. Dias (1994).

Muitas empresas tem se beneficiado com a Ginástica Laboral. Dias (1994), exemplifica com o caso da fábrica de Tintas Renner, na qual a Ginástica Laboral produziu uma diminuição da procura ambulatorial, diminuição do índice de absenteísmo, aumento da disposição para o trabalho, diminuição dos problemas com o sindicato decorrentes de reclamações sobre doenças profissionais, melhoria das dores articulares/musculares e melhoria do relacionamento interpessoal. Em um estudo desenvolvido por Martins e Duarte (2000) também foi verificado diversos benefícios advindos da Ginástica laboral. Os autores encontraram melhoria significante do percentual de gordura, pressão arterial e flexibilidade. Esses resultados foram decorrentes de apenas quatro meses de Ginástica Laboral executada durante o período de quinze minutos, realizada três vezes por semana.

3. Em um posto de trabalho em que a demanda cognitiva é predominante, no qual o trabalhador fica a maior parte do tempo na postura sentada em sua jornada de trabalho, qual é o melhor programa de Ginástica Laboral? Justifique e elabore um programa para tal atividade.

Vou citar o caixa de supermercado, a meu ver a ginástica mais indicada é a compensatória, por ser um trabalho que exige atenção e pouco esforço físico. A atividade proposta tem inicio em uma sala adequada com música motivacional.

Momento um. Espalhados na sala os alunos executam exercícios respiratórios enchendo o pulmão de ar e soltando lentamente enquanto caminham pela sala. Em seguida alongamento panturrilha, anterior da coxa, posterior da perna, posterior do tronco.

Após a execução do alongamento, trabalharemos com mobilidade articular são 10 exercícios de 3 repetições.

Pressione as mãos contra o chão, movendo o peito suavemente em direção às coxas e os calcanhares suavemente em direção ao chão. Relaxe a cabeça e o pescoço.
Este exercício é bom para o alongamento da lombar, isquiotibiais, gêmos e pés.

Com os braços sempre em extensão, afastar as omoplatas suavemente, empurrando o chão e voltar a unir, sem movimentar o tronco.
Este exercício é bom para a ativação da cadeia superior de ombro, mais especificamente os rombóides.

Flexão do tronco sobre a anca, com ligeira flexão dos joelhos.
Com os pés afastados à largura dos ombros, coloque uma banda elástica na parte de trás dos ombros (não no pescoço). Com o core contraído e os ombros para trás, incline-se para a frente, permitindo uma ligeira flexão dos joelhos, mas mantendo as costas retas. Incline-se para frente até sentir um ligeiro alongamento nos isquiotibiais e, ao expirar, inverta o movimento para voltar à posição inicial.
Este exercício é bom para ativar a cadeia posterior, a lombar e isquiotíbiais. Ao utilizar a banda elástica, pode variar a resistência da mesma e adaptar à sua condição.
Comece com os pés afastados à largura dos ombros e os braços estendidos para frente. Avance um pé, dobrando ambos os joelhos em direção ao chão e rode os braços e o tronco sobre a perna da frente. Ter em especial atenção em manter o calcanhar da frente no chão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (233.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com