TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Triathlon na Iniciação Esportiva no Brasil

Por:   •  12/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 23

O TRIATHLON NA INICIAÇÃO ESPORTIVA NO BRASIL

  Curso de Bacharelado em Educação Física

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Autor : Manoel Alberto Lopes Dias

Professor /Orientador : Carlos F. Albuquerque

Salvador – Bahia 2019 .

RESUMO

O presente estudo tem a finalidade de conhecer a aplicação do esporte  triathlon na iniciação esportiva no Brasil. Neste sentido procuraremos apresentar onde o triathlon está sendo ministrado, suas caraterísticas, a forma de prática, e ferramentas técnicas, didático-pedagógicas utilizadas e com qual idade tais crianças devem iniciar atividades esportivas. Pesquisaremos o que está sendo feito em outros países assim como tentaremos suprir técnicos e professores de educação física do Brasil com informações para trabalhar com triathlon, na iniciação esportiva .

INTRODUÇÃO

O Triathlon como qualquer outra atividade física / esportiva traz benefícios aos seus praticantes, como a melhora do sistema cardiorrespiratório, na manutenção e ganho de força , e outras capacidades aeróbica além de trazer vantagens relacionadas a melhoria da autoestima, autoconfiança, sensação de bem-estar e alívio da tensão.

Constituído por três etapas : a natação , o ciclismo e a corrida, sendo realizadas consecutivamente e nesta ordem, o Triathlon surgiu em San Diego, nos Estados Unidos em 1974, mas se tornou esporte olímpico apenas em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney. Desde então, o triathlon  passou a ter maior popularidade e ampla participação mundial. Por consequência, tem crescido o número de praticantes em todo o mundo.

Estima-se que 2,3 milhões de indivíduos completaram uma prova de triathlon em 2010 nos Estados Unidos ( Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA 2012).

Além de todos os benefícios fisiológicos específicos do triathlon, poderíamos enumerar pelo menos mais 20 ( vinte ) benefícios que a prática de qualquer atividade esportiva traria para crianças inseridas neste contexto.

Então porque não utilizar  o Triathlon em iniciativas públicos e privadas de iniciação esportiva no Brasil ? Será que projetos sociais e privados de iniciação esportiva servem como modelo para alavancar o triathlon como iniciação esportiva no Brasil ?

Será que existe um preconceito resultado de interpretações errôneas de alguns professores a cerca de iniciação esportiva , especialização esportiva e especialização precoce ou do próprio esporte ?

A pesquisa de Balbino (2001) revelou que muitos autores demonstram a preocupação com os conceitos equivocados que comandam as práticas. Para Moreira (2003) a confusão está no entendimento e na diferenciação de iniciação esportiva e especialização esportiva precoce, sendo que a primeira pode acontecer em qualquer fase, e a segunda, o autor julga não ser necessária ocorrer. Assim, o futuro esportivo da criança depende, em grande parte, deste entendimento de terminologias para fazer, posteriormente, a diferença na prática.

Como Incluir o triathlon e seus benefícios na iniciação esportiva de crianças e jovens estudantes do ensino fundamental   sabendo que a iniciação esportiva é tema que gera muita discussão em esportes já consagrados , o que se dirá quando propomos a iniciação através do esporte “ recém criado” , Triathlon ?

Com que idade devem começar a iniciação esportiva, existe uma idade ou um esporte ideal ?  

Tendo em vista o pouco volume de trabalhos ligado ao triathlon, faremos nossa pesquisa em sites acadêmicos ( Scielo , Google Acadêmico e outros), mas também  através de livros e artigos científicos ligado ao assunto .

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com o site da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON /CBTRI , (www.cbtri.org) o triathlon chegou ao Brasil em 1981 e a primeira competição oficial aconteceu somente em 1983 na Cidade do Rio de Janeiro.

A entidade nacional representativa do esporte só foi surgir em 1991, com a fundação da Confederação Brasileira de Triathlon. Participaram da criação da CBTri as Federações de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Seu primeiro presidente foi o baiano João Calazans Filho que comandou a entidade até 1998. Em 1999 a CBTri passou a ser comandada pelo capixaba Carlos Fróes. A sede da entidade está localizada na cidade de Vila Velha – ES.

Atualmente entidade e conta com 24 Federações e tem 3.100 atletas filiados. Estas federações estão localizadas nas seguintes cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São José (SC), Manaus (AM), Palmas (TO), Belém (PA), Goiânia (GO), Brasília (DF), Cuiabá (MS), Mato Grosso (MT), São Luis (MA), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Aracajú (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Vitória (ES), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Acre (AC), Rondônia (RO) e Belo Horizonte (MG). Estima-se que em torno de 25.000 pessoas praticam a modalidade no país.

Outro fator interessante é que o triathlon já tem sua própria geração. São filhos e netos dos triatletas da década de 80 que tem idade entre 12 a 16 anos que, ao serem questionados sobre qual modalidade praticam respondem com orgulho: TRIATHLON. E se os incrédulos perguntam de qual modalidade eles vieram a resposta não muda: TRIATHLON. Esta geração foi criada em meados de 2000.

A modalidade é praticada em diversas distâncias, porém, a distância standard é a reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e utilizada nos Jogos Olímpicos de Verão. São 1500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O nome “distância standard” veio em substituição ao nome distância olímpica que foi utilizado por um tempo para vincular a modalidade ao movimento olímpico.

Além da standard o triathlon é praticado nas seguintes distâncias: Sprint – com 750 metros de natação, 20 quilômetro de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. Este tipo de prova é disputada na Copa Brasil de Triathlon. Temos também as provas de Longa Distância² que é o dobro da distância standard e as provas de Longa Distância³ que é o triplo da distância standard. Outra prova que está na eminência de entrar no programa olímpico é o Triathlon Mixed Relay. Trata-se de uma prova mista (homens e mulheres) com revezamento com uma dinâmica extraordinária.

Para fins de entendimento o Triathlon é a modalidade em si e suas variantes necessárias ou facultativas, dentre elas o Duathlon, Aquathlon, Cross Triathlon, e todas as demais envolvendo as modalidades de natação, ciclismo e corrida de forma combinada.

A iniciação  esportiva  é  o  período  em  que  a  criança  começa  a  aprender  de  forma  específica  e  planejada  a  prática  esportiva.  Santana  (2005),  procurando  uma  iniciação  esportiva  que  contemple  toda  a  complexidade  humana,  a  entende  como  o  período  em  que  a  criança  inicia  a  prática  regular e orientada de uma ou mais modalidades  esportivas,  e  o  objetivo  imediato  é  dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando em competições regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (564.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com