TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TÊNIS COMO ALTERNATIVA NO CURRÍCULO ESCOLAR PARA CRIANÇAS ENTRE 8 E 12 ANOS

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Bruno Soares Marques

Cartão UFRGS: 00243283

EFI04349 - Esporte Tênis - Turma U (2021/1)

Artigo escolhido:

O TÊNIS COMO ALTERNATIVA NO CURRÍCULO ESCOLAR PARA CRIANÇAS ENTRE 8 E 12 ANOS.

Autores:

José Alberto Pinto Flávio e Henrique Gomes Cunha

Nesse artigo se tem a ideia de apresentar o Tênis como mais uma alternativa de atividade esportiva escolar, foi analisado no guia curricular da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais que o leque de atividades esportivas ministradas nas aulas de educação fisica é pouco diversificado, então eles pretendem sugerir o tênis como mais uma alternativa de atividade escolar.

Fala também das características da faixa etária onde o desenvolvimento motor de uma criança passa por várias fases e períodos diversos e, uma dessas etapas deve ser um período ótimo para se iniciar em atividades esportivas sendo a faixa etária entre 8 e 12 anos, talvez a mais indicada. Para ALMEIDA (1990), a idade que vai dos 8 aos 12 anos, compreende uma só fase. “Fase da operação concreta, escola de 1º grau - de 6/8 anos a 11/12 anos (aproximadamente)”. É na fase do ensino fundamental que a criança sistematiza seus conhecimentos e desperta para o mundo em comparação com seus semelhantes. O autor afirma ainda que, a prática esportiva tem um papel importante nesta situação, porque além de desenvolver seus movimentos amplos e finos, a criança “vivencia várias funções intelectuais como: cálculo, posição, velocidade, equilíbrio, bem como as normas de cooperação social determinadas pelas regras do jogo”.

O artigo também sugere formas de inclusão do tênis como conteúdo escolar, falando sobre ter uma série de características diferentes do tênis desporto, pois temos que buscar a ludicidade e deselvolvimento geral da criança e deixar de lado o espirito agonístico do desporto, prevalecendo aspectos de cooperação e socialização característicos do ensino fundamental, como é do conhecimento dos profissionais, nossas escolas, principalmente as rurais, municipais e estaduais, nem sempre são dotadas de grandes espaços para as aulas de Educação Física e, quando existem, são pequenos e irregulares, não sendo específicos a todas atividades. O improviso e a criatividade fazem parte do dia a dia das aulas de Educação Física nestes ambientes.

O mesmo também da até dicas sobre uma forma mais "barata" de se ter os materiais pra prática, que seriam a raquete, bola e rede, onde podemos e devemos inclusive adaptar o tamanho de quadra, pois crianças dessa faixa etária nao teriam força para o tamanho original da quadra.

O artigo também da várias sugestões de atividades para a pratica de uma forma mais ludica, ao todo sao 13, apesar de todos fazerem sentidos e serem bons, colocarei os 5 exemplos que mais me parece viável:

1 - Fazer com que a criança equilibre a bola sobre a raquete e descubra níveis diversos como: abaixar-se, sentar-se e subir uma escada, deslocar-se para frente, atrás, direita, esquerda, correr, parar etc.

2 - Uma criança em frente da outra, segurando a raquetecom uma bola que está sendo equilibrada sobre a mesma, sendo que uma vai passar a raquete para a mão da outra sem deixar a bola cair

3 - Colocar duas colunas de crianças dispostas uma defrente para a outra, sendo que elas vão trocar bolas longas, o objetivo será passar a bola dentro de um alvo fixo (no caso, duas cordas estendidas no centro da quadra); ganha a equipe que menos vezes errar o alvo.

4 - De um dos lados da quadra o professor lançará a bola para a criança que se encontrará do outro lado, previamente demarcado com alguns círculos no chão. A criança deverá rebater a bola sem tocar os pés no interior do círculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com