TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS, UMA ALTERNATIVA CRISTÃ DA PARA DIMIUIR O BULLYNG ESCOLAR

Por:   •  19/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD

Município: Gravatai

Estado: Rio Grande do Sul

Turma: 475

Pólo: ULBRA / GRAVATAI

Tutor(a): Honório Pain

Semestre/Ano: Módulo 12 – Ano: 2010

EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS, UMA ALTERNATIVA CRISTÃ DA PARA DIMIUIR O BULLYNG ESCOLAR [1]

Nome do(a) aluno(a)

João Anilson Cruz Feijó

RESUMO

         

O presente artigo aborda aspectos de um problema mundial, encontrado em todas as escolas, que vem se disseminado largamente nos últimos anos. O bullyng escolar são um conjunto de comportamentos deliberados e danosos, produzidos de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima. Caracteriza-se pela disseminação de rumores desagradáveis e desqualificantes, visando à discriminação e exclusão da vítima de seu grupo social. A educação por princípios é uma metodologia cristã de ensino que contempla o homem como um ser integral que necessita desenvolver-se em todas as suas dimensões (física, intelectual, moral e espiritual), apresentando-se como uma alternativa preciosa na redução deste fenômeno.


Palavras-chave: Educação por princípios. Bullyng escolar

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas temos presenciado de forma significativa o aumento da violência escolar. As simples “brincadeirinhas de mau-gosto”, hoje denominadas bullying, podem causar desde simples problemas de aprendizagem até sérios transtornos de comportamento humano. Trata-se de um problema mundial, encontrado em todas as escolas, que vem se disseminado largamente e que só recentemente vem sendo estudado em nosso país.

        

Educação não é apenas o processo de transferir conteúdos acadêmicos, mas todo conjunto de instruções, disciplinas e práticas que visam preparar a próxima geração para cumprir um ideal mais elevado. A escola deve agir como mediadora entre os diversos conhecimentos e valores transformando-os em atitudes necessárias para construção do ser humano crítico e forjado em princípios éticos e morais sendo capaz de ler, interpretar e agir como um elemento de transformação na sociedade em que vive.

Buscando a formação do ser humano integral uma das alternativas para redução do bullyng escolar é a educação por princípios que é uma maneira de ensinar e aprender que coloca a Palavra de Deus no coração de cada matéria e ensina o aluno como pensar e aprender. É um método de educação que: libera o potencial do indivíduo, forma caráter cristão, constrói uma erudição baseada numa cosmo visão cristã e habilita líderes servidores.

O tema “bullyng” foi abordado pela primeira vez no Brasil através da Dra Cleo Fante , no livro “Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz” (2005), O livro tem como objetivo despertar autoridades educacionais, educadores, pais, alunos e a sociedade em geral para o assunto, muitas vezes encoberto nas escolas. Acreditando que uma nova geração, mais pacífica, é possível, fundamentado nossos jovens em valores como a tolerância e a solidariedade, que devem ser estimulados entre os alunos, através do diálogo. O respeito e as relações de cooperação também precisam ser valorizados. Para isso é preciso que haja união e interesse de todos: direção da escola, professores e comunidade.

A educação por princípios foi citada na literatura americana pela primeira vez em 1965 através de Rosalie Slater que escreveu o livro T&L: “Método cristão histórico americano de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada currículo escolar”.  No Brasil esta metodologia de ensino teve seu marco inicial em 1989 com a fundação da “Escola Cristã da Igreja Batista da Lagoinha”, atual “Colégio Cristão de Belo Horizonte"  Em 1997 Roberto Rinaldi funda a “Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios AECEP”, que tem sua sede e escritório em Belo Horizonte.

O autor deste artigo trabalha a quatorze anos na rede pública estadual do Rio Grande do Sul e a três anos em uma escola batista que adota o modelo de Educação por Princípios e tem observado no cotidiano os frutos colhidos destes dois modelos educacionais, o que o levou a refletir sobre estes dois temas tão presentes e de tamanha relevância para formação de futuras gerações.  

DESENVOLVIMENTO

O que é o fenômeno bullyng?

É um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos contra outro(s), sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento, executados em uma relação desigual de poder, o que possibilita a vitimização.

Bullying = tiranizar, humilhar, apelidar, zoar, caçoar, perseguir, amedrontar, bater, chutar, espancar, desdenhar, chantagear, abusar, excluir, difamar, assediar. r, atacar

Segundo Cleo Fante (fev 2008)

Bulling .é uma forma de violência que resulta em sérios prejuízos não somente ao ambiente escolar, mas à sociedade, através das atitudes de seus membros. As relações desestruturadas por meio de condutas abusivas e intimidatórias incidem na formação de valores e na formação do caráter, o que refletirá na vida do indivíduo, no campo pessoal, profissional, familiar e social. É uma dinâmica psicossocial expansiva que envolve um número cada vez maior de crianças e adolescentes, meninos e meninas, à medida que muitas vítimas reproduzem a vitimização contra outro(s).

O que vemos nas escolas de hoje em geral é: desrespeito ás autoridades, falta de disciplina, desinteresse pelo aprendizado, irresponsabilidade; fruto de todo um contexto econômico, social e cultural que sofrem influência direta dos meios de comunicação de massa e, até mesmo da rede mundial de computadores, a internet. Todos estes fatores tem contribuído de forma significativa na baixa qualidade do ensino, na agressividade escolar, na imoralidade, na corrupção, etc.

É preciso ter disposição, começar e recomeçar, aprender a aprender, que somos seres em  evolução a caminho de um mundo mais justo e humano. Precisamos ser guerreiros, lutando todos os dias contra a negatividade, o preconceito, a ignorância e a falta de perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com