TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE COMO ALTERNATIVA DE SOCIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS JOVENS EM IDADE ESCOLAR

Por:   •  16/1/2021  •  Monografia  •  8.443 Palavras (34 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 34
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o esporte como um conteúdo pedagógico e busca constatar a contribuição da prática desportiva na formação de jovens em idade escolar – formação esta não apenas na aplicação física, mas, também, na social e ético-moral, ou seja, no seu desenvolvimento integral. A metodologia do trabalho se dá através de pesquisas bibliográficas e de campo, que foi desenvolvida em um questionário voltado aos profissionais tanto da área educacional comum, quanto da área educacional específica, a educação física, atuantes em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes - RJ. Com a ideia voltada à importância do esporte, tanto o recreativo, quanto o competitivo e, principalmente, o educacional, a análise partiu da possibilidade de compreendê-lo como um fenômeno sociocultural com múltiplas possibilidades e seu objetivo na formação de jovens e adolescentes em fase escolar. Entendemos que o esporte, em sua maioria, é procurado por estes jovens em idade escolar e que apresenta inúmeras formas de manifestação, porém este estudo, trabalha diretamente como instrumento pedagógico ponderando aspectos relacionados à socialização na construção de valores éticos e morais no interesse do desenvolvimento irrestrito dos jovens.

O esporte não é apenas um substantivo comum e não se define com um único conceito. “O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros” (TUBINO, 1999). É público e notório o papel social que o esporte exerce no desenvolvimento integral dos sujeitos, assim como os acréscimos que o esporte traz para a sociedade. E isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. A procura pelo bem-estar individual e coletivo está em todos os níveis sociais, e o esporte tem sido fundamental no dia-a-dia da população, pois ajudam na condução e manutenção de uma vida saudável. Entendemos, também, que a importância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade, tais como a tolerância, a inclusão e o respeito. “[...] um fator fundamental para a educação de crianças e jovens, atribuindo-se a ele frequentemente papéis admiráveis, como livrar as pessoas do consumo de drogas”. (BASSANI; TORRI; VAZ2003, p. 90).

Como o esporte é uma importante ferramenta de inclusão, entendemos que Considerações básicas para alcançar o bem-estar físico e social aguardado para cada ser humano como, por exemplo, disciplina, respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética, obediência e estilo de vida saudável, podem ser largamente reforçados através da prática desportiva.

  1. MARCO TEÓRICO

Com o advento da aceleração tecnológica, dos novos ciclos culturais e da ampliação do pensamento capitalista, o compasso da vida em sociedade ficou mais veloz. O que a modernidade apresenta, na atual conjuntura, são facilidades, agilidades e organização, mas concomitantemente, essas mesmas facilidades revelaram problemas, que até então, estavam escondidos.

Com a intenção de entender melhor o mundo em que se vive e dar sentido aos acontecimentos que o cercam, o homem é uma criatura que considera e explora a realidade, sendo capaz, também, de admirá-la e de se posicionar diante dela. Em acordo a isso, passa a existir a importância dos valores éticos e morais. O filósofo grego Sócrates, conhecido como o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental, abordou, de modo sólido, a relação entre o agir humano e esses valores, principalmente os valores éticos, os mais importantes nas atuações humanas (PLATÃO, 2001).

Claramente podemos entender que o ser humano e a sociedade moderna passam por uma fase difícil, a modernidade trouxe benefícios, porém, ao mesmo tempo, proporciona modernas doenças, tais como ansiedade, depressão, o egocentrismo, estresse entre muitas outras.

Atualmente a sociedade moderna passa por um conflito de paradigmas, cujos resultados, em meio a outros aspectos, o da ruptura do exemplo lógico-científico, no qual promove a contribuição para o progresso das ciências, mas que, hoje em dia não ser capaz de responder a grande dificuldade dos problemas que surgem dos contextos socioculturais. Vive-se, hoje, em uma sociedade, praticamente, com valores morais e éticos, de opiniões e de tradições vazios.

Entendemos que, pedagogicamente, a atividade esportiva promove a muitos jovens, relações sociais que contribuem para seu desenvolvimento cognitivo futuro.

Contatos sociais são proporcionados através de participações em atividades físicas, entre crianças e adolescentes, o que faz com que eles aprendam que existem outras pessoas no mundo e que, em convivência social é necessária obediência as regras e apresentar determinados comportamentos o que os fará entender e conviver com vitória e derrotas, entendendo que as vitórias acontecem por meio de esforço pessoal o que ajuda a desenvolver independência e confiança em si mesmos e o importante sentido da responsabilidade.

  1. O Esporte

Esporte é uma forma atividade física praticada com propósito recreativo, educativo, sociocultural, profissional ou como forma de melhorar a saúde. O esporte, sujeito a regras, retratado em suas mais diversas modalidades tem um extenso histórico dentro da história da humanidade. Com o passar do tempo e as transformações que cada século apresenta, os esportes têm passado por mudanças, criando novas modalidades e abandonando outras de que se entendem como obsoletas ou não tão esportivas. Como um fenômeno social recente com campeonatos, torneios, recordes, títulos, medalhas, torcidas e entretenimento, o esporte surgiu junto com crescimento do capitalismo. A fascinante e longa história do esporte leva ao interior do homem e as suas necessidades, fazendo com que entenda como um fenômeno, surgido há milhares de anos e que se vinculou ao imaginário humano. No início, a prática desportiva era ligada, diretamente, aos exercícios e as guerras no intuito de aperfeiçoamento e ampliação da força física. Atualmente, tornou-se um fenômeno de massa, lucrativo para empresas de grande porte e sinônimo de status para atletas de alto rendimento, banalizando, assim, a essência do esporte.

Comumente praticado sob a forma de competição, costuma ser desenvolvido entre atividades individuais ou coletivas. Assim, as competições possuem uma gama de modalidades que permitem disputas com formações de esportistas individuais ou em equipes. Da antiguidade a atualidade a competição esta na natureza do ser humano. O esporte já era praticado em diversas cidades persas e gregas desde a antiguidade e seu exercício envolvia diversos tipos de atividades (gregos e persas são considerados os pioneiros na sistematização da prática esportiva). Em primitivas sociedades já havia símbolos de vários estilos egípcios, babilônicos, assírios e hebreus, com cenas de lutas, jogos com bola, natação, acrobacias e danças. Entre os egípcios, a luta corpo-a-corpo e com espadas surgiu por volta de 2.700 a.C. Eram adestramentos com fins militares ou, na maioria das vezes, com caráter religioso. Além disso, na China desenvolveu-se o Kung-fu há mais ou menos cinco mil anos (DUARTE, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com