TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da brincadeira na educação infantil

Por:   •  24/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da brincadeira na educação infantil

Em um de seus artigos cientistas Levi Vygotsky diz que o educador deve ampliar o repertorio cultural.

Baseado neste artigo o papel da brincadeira e dos jogos não esta somente em apenas em ser uma aula pratica, mas simplesmente em passar de  uma aula básica, para ser uma aula de cultura de onde pode se formar uma criança capaz de  distinguir o que pode ou não e também ser a criança que busca seu objetivo em apenas uma brincadeira.

Vygotsky toma como ponto de partida a existência de uma relação entre um determinado nível de desenvolvimento e a capacidade potencial de aprendizagem  com isso a criança e o educador tem funções de  exercer um papel fundamental para ambos. Mas como assim? O papel do educador e mostrar que a brincadeira mais básica tem lições que uma criança deve desenvolver para que no futuro seja um individuo no qual saiba entender situações básicas, mas a duvida. Entender o que?

Exemplo: duas crianças brincam de dominó, brincadeira onde uns ganham e outros perdem.

Papel de um educador e incentivar, ensinar quando um perde ou ganha se pode jogar por que o essencial e jogar. Se ganhamos ou perdemos  o que fica é a. experiência e forca para fazer de novo, sim isso mesmo!

 Mas e o papel da criança? O papel da criança e desenvolver atividades e  ficar registrado em sua memória criando assim um  desenvolver-se integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. 

O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano.

Sendo assim, o brincar se destaca novamente para nos revelar que os esquemas que a criança utiliza para organizar as brincadeiras, os jogos, os brinquedos são os mesmos que ela utiliza para lidar com os conhecimentos no o qual lhe serviram para a vida inteira.

  • Referencias: VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora LTDA, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com