TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedos e Brincadeiras Educação Infantil

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO 

  

  

  

  

  

  

  

  

Elaine Cristina dos Santos 

  

  

  

  

  

  

  

  

 Atividade para Avaliação Semana 3

  

  

   

   

  

  

  

  

  

Santos - SP 

 11/2018 

  

 
 

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO 

  

  

   

  

  

  

 Atividade para Avaliação Semana 3

  

  

  

  

  

Atividade Avaliativa - apresentada na disciplina de “Fundamentos da Educação Infantil II” para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). 

        

                                                                         

  

  

  

  

  

  

Santos – SP 

                                               11/2018                            

 

 

Atividade semana 3

 

O documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) define três conjuntos de princípios (éticos, políticos e estéticos) que devem nortear as propostas pedagógicas das creches e pré-escolas. Agora, leia atentamente as ações abaixo, indique os princípios envolvidos (pode ter mais de um princípio na ação) em cada uma delas e justifique sua resposta.

  1. Quando possibilitamos que os bebês e as crianças participem de momentos de rodas de observação e de conversa sobre desenhos e as diversas criações de seus colegas, qual(is) princípio(s) está(ão) envolvido(s)? Justifique a resposta.

Resposta:

  • Ético, pois da autonomia para a criança participar ativamente da atividade, assegurando as crianças as manifestações de seus interesses, desejos e curiosidades ao participar da prática educativa.

  • Político, pois ao conversar sobre os desenhos e criações dos colegas, as crianças estão exercendo a criticidade, estão aprendendo a opinar, e a considerar as diferentes opiniões, ideias e reações.

     Neste contexto a formação participativa está sendo promovida e a crianças pode questionar, expressar suas ideias, e sentimentos.

     Segundo Oliveira, a concretização dos princípios políticos deve trilhar o caminho de educar para cidadania, analisando suas práticas educativas de modo a:

[...]Criar condições para que a criança aprenda a opinar e a considerar os sentimentos, e a opinião do outro sobre um acontecimento, uma reação afetiva, uma ideia, um conflito; [...]. (OLIVEIRA, 2010, p.8).

  • Estético, pois ao conversar sobre desenhos e criações dos seus colegas estão exercendo o respeito a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

    Oliveira (2010, p.8) diz que, ao organizar situações estimulantes, que ampliam as possibilidades de expressão, comunicação, criação, convívio e organização de pensamentos o princípio estético está sendo aplicado.

O trabalho pedagógico na unidade de Educação Infantil, em relação aos princípios estéticos devem voltar-se para:

[...] ampliar as possibilidades da criança de cuidar e ser cuidada, de se expressar, comunicar e criar, de organizar pensamentos e ideias, de conviver, brincar e trabalhar em grupo, de ter iniciativa e buscar soluções para os problemas e conflitos que se apresentam às mais diferentes idades [...] (OLIVEIRA, 2010, p.8).

  1. Quando possibilitamos que os bebês e as crianças pequenas brinquem sem que haja a distinção entre brinquedos/brincadeiras de meninos e meninas, qual(is) princípio(s) está(ão) envolvido(s)? Justifique a resposta.

Resposta:

  • Éticos, por estar sendo respeitadas as diferentes identidades e singularidades, as crianças adquirem valores como a igualdade de direitos entre todas as pessoas, entre homens e mulheres, e combatendo preconceitos que incidem sobre as diferentes formas de expressão do ser humano.

    Sobre os princípios éticos, Oliveira diz que as práticas pedagógicas devem voltar-se para:

[...]adquirir valores como os da inviolabilidade da vida humana, a liberdade e a integridade individuais, a igualdade de direitos de todas as pessoas, a igualdade entre homens e mulheres, assim como a solidariedade com grupos enfraquecidos e vulneráveis política e economicamente [...] (OLIVEIRA, 2010.p.8).

  • Políticos, neste contexto está sendo garantido uma experiência de aprendizagem sem discriminação, onde todas as crianças têm liberdade para se expressar o que garante um experimento bem-sucedido de aprendizagem a todas.

   Sobre o princípio político Oliveira diz que se deve;

[...]garantir uma experiência bem-sucedida de aprendizagem a todas as crianças, sem discriminação e lhes proporcionar oportunidades para o alcance de conhecimentos básicos que são considerados aquisições valiosas para elas. (2010, p. 8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (178.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com