TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser humano e o meio aquático

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.758 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Como foi o desenvolvimento da relação histórica do ser humano com a água?

        Como o Planeta Terra é composto, em sua maioria, por água, obviamente o ser humano teve que aprender e encontrar maneiras de lidar com a mesma. Como muitos povos se desenvolveram cercados por água, o homem, por questões de sobrevivência, teve que buscar alimentos, atravessar rios, lagos, etc. Portanto, se locomover através do meio aquático era extremamente necessário.

        No período pré-histórico, o homem praticava o nomadismo, consequentemente, a adaptação do ser humano com água foi fundamental para a sobrevivência da espécie. Algumas pinturas rupestres encontradas dão conta do ato de nadar no período.

        Na Antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga, o ato de nadar era uma questão relevante na formação do ser humano. O filósofo Platão comparava o não saber nadar com o analfabetismo, tamanha sua importância.

        Após civilizações da Antiguidade darem valor para o nadar, na Idade Média, por sua vez, as atividades físicas caíram em desgraça com a queda do Império Romano e a ascensão (imposição) do Catolicismo. Eles acreditavam que ao nadar se contrariava doenças através da água. O mais importante nesse período, acima de tudo, era se dedicar e seguir as ordens da Igreja, para conseguir a “paz celestial”.

        Nos séculos 15 e 16, com o renascimento cultural, filósofos e pedagogos resgataram os valores culturais da Antiguidade, inclusive, foram feitas obras relacionados com o ato de nadar. Após Luis XVI implantar o regulamento de natação por toda a França, atividade tomou grande elevação.

        No século 18, foi descoberto por um médico a relação da água com a cura de doenças, a hidroterapia. No ano de 1797, Oronzio De’ Bernardi, desenvolveu uma teoria relacionada ao nadar.

        No início século 19, o alemão Gus Muths, um dos idealizadores da Ginástica alemã, implantou a natação como caráter pedagogo. Por volta do mesmo período, em Londres, a natação apresentou grande progresso no âmbito esportivo.

  1. Se o homem não tivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido?

Não. O ato de nadar foi de extrema importância para a manutenção do homem pré-histórico na Terra, seja para se alimentar, se locomover (o homem era nômade), escapar de perigos através do meio aquático, como predadores, por exemplo.

  1. De que maneira os benefícios relacionados à saúde e obtidos com a natação podem auxiliar na formação do homem?

A natação desenvolve vários aspectos que auxiliam na formação física, emocional e intelectual do ser humano, etc. Para atingir os benefícios, os professores trabalham os seguintes contextos: cognitivo; psicomotor; social e afetivo; psicossocial; fisiológicos; recreativo; saúde.

Cognitivo: evolui o aspecto cognitivo e intelectual, ajuda na tomada de decisões de maneira mais rápida.

Psicomotor: auxilia na evolução do equilíbrio corporal e melhor controle da respiração.

Social e afetivo: ajuda a melhorar a convivência entre as pessoas.

Psicossocial: trabalha a melhora da autoestima e auxilia no combate ao estresse.

Fisiológicos: evolui a capacidade respiratória, aumenta a massa magra e auxilia na normalização da pressão arterial.

Recreativo: procura promover atividades que evoluem a capacidade de imaginação e maior dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com