TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: JULIO CÉSAR MACIEL DE SOUZA – RA: 8065936

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2018

INTRODUÇÃO

Com o intuito de adquirir conhecimentos que possam me direcionar futuramente no trabalho junto à escola e alunos, este estágio foi realizado em caráter de observação, participação e regência, com a supervisão de um professor efetivo em cargo público, em uma escola pública da cidade de Tremedal, em salas de Ensino Fundamental II (6°, 7º, 8º e 9º anos).

Esta experiência proporciona a criação de alternativas pedagógicas de valor incomparável, que poderão contribuir para a melhoria significativa de qualquer sistema educacional.

O Estágio Pedagógico desenvolveu-se no CENTRO EDUCACIONAL DE TREMEDAL, na cidade de Tremedal/BA, no ano letivo de 2018, tendo como objetivo a integração entre a teoria e prática evidenciadas no curso de licenciatura.

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DENTRO DA ESCOLA – RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA

Data: 22/10/2018 à 26/10/2018

Horário de entrada: 7:00h   Horário de saída: 11:00h

Salas 9º A, B, C- 8°A, B, C- 7°A, B- 6°A, B e C

Professor Luciano Pena

Atividades desenvolvidas pelo professor - 9° A, B e C

Nesta aula, em um primeiro momento fui apresentado à turma pelo professor que falou da minha presença ali e do meu objetivo. Após essa breve conversa o professor iniciou a aula falando sobre o conteúdo que seria trabalhado naquela aula, (unidade temática 2), esportes mais precisamente o voleibol. Foi feita uma breve explanação sobre a modalidade, e na seqüência aplicou o conteúdo no quadro, já que os alunos nesta unidade escolar não possuem nenhum tipo de material impresso da disciplina de Educação Física. As aulas teóricas são divididas entre explanações e aplicação de conteúdo no quadro.

Atividades desenvolvidas pelo professor -8° A, B e C

A aula iniciou-se com professor mim chamando à frente e apresentando-me à turma. Depois foi realizado alguns questionamentos sobre a temática lutas, os alunos expuseram suas opiniões acerca do tema, uns com um pouca mais de conhecimento outros menos, após um tempo de discussões o professor tomou a palavra e fez as ponderações necessárias sobre as colaborações dos alunos. Como em outras turmas observadas foi feito apontamentos sobre o conteúdo no quadro.

Atividades desenvolvidas pelo professor - 7° A e B

A aula iniciou-se com a minha apresentação à classe, feita pelo professor da turma, em seguida o professor pediu par que os alunos levassem a sua mesa os cadernos para conferência de uma atividade que havia sido aplicada na aula anterior. Após a conferência e visto nos cadernos foi realizada a correção no quadro. Em seguida iniciou uma explanação sobre as lutas no Brasil, com alguns apontamentos no quadro.

Atividades desenvolvidas pelo professor -6° A, B e C

A aula tem inicio com a apresentação minha à turma, o motivo de estar ali, logo após o professor deu continuidade ao conteúdo que já vinha trabalhando com a turma, sobre atletismo, falou sobre as diferentes modalidades do atletismo, as competições nacionais e internacionais citou alguns nomes que são referencia no atletismo na atualidade. Na seqüência aplicou no quadro alguns apontamentos sobre o atletismo; provas existentes, diferentes modalidades etc.

Data: 29/10/2018 à 02/11/2018

Horário de entrada: 7:00h   Horário de saída: 11:00h

Salas 9º A, B, C- 8°A, B, C- 7°A, B- 6°A, B e C

Professor Luciano Pena

Atividades desenvolvidas pelo professor - 9° A, B e C

Essa aula foi prática desenvolvida na quadra poliesportiva do colégio. Chegando a quadra o professor reuniu os alunos no centro da quadra em grande circulo onde foi realizado alguns alongamentos de membros superiores e inferiores. Após os alongamentos os alunos foram organizados em duas filas uma de frente para a outra, os alunos de uma das filas deveria ficar de posse de uma bola de voleibol ao sinal do professor a bola seria passada para o aluno que estava posicionado à frente com diferentes movimentos, toque, manchete. Em um segundo momento os alunos se posicionaram de frente para a parede e deveriam tentar executar os mesmos fundamentos do voleibol, toque, manchete e ataque, conta a parede. Pra finalizar foi realizado um mini-voleibol com trios de alunos em cada equipe.

Atividades desenvolvidas pelo professor -8° A, B e C

Aula prática na quadra de esportes da escola, a aula teve inicio com uma atividade de aquecimento polichinelo, depois foi feito alguns alongamentos. Após esse primeiro momento os alunos sentaram-se em círculo e o professor falou um pouco sobre o tipo de luta que seria trabalhado naquela aula, a luta Olímpica, em seguida foi chamando os alunos de um a um e mostrando algumas pegadas e movimentos dessa luta. Faltando aproximadamente uns 15 minutos os alunos foram liberados pra jogarem futebol.

Atividades desenvolvidas pelo professor - 7° A e B

Aula prática na quadra de esportes da escola, o professor iniciou a aula com uma roda de conversa sobre alguns tipos de lutas, dando ênfase a capoeira por ser uma luta genuinamente brasileira e pela importância histórica. Na seqüência pediu para os alunos darem algumas voltas na quadra para se aquecerem em seguida realizou alguns movimentos de ginga com os alunos em duplas um de frente para o outro, depois foram realizados alguns exercícios de elasticidade. Foi utilizado durante essa aula um aparelho de som com músicas típicas da capoeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com