TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ADOLESCENTES

Por:   •  17/4/2018  •  Dissertação  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

ADOLESCENTES

Após leitura dos textos e visualização dos vídeos, apresentados para estudos através do Moodle, respectivamente na disciplina Fundamentos do Desenvolvimento e Aprendizagem Aplicados à Educação Física no Ensino Médio e Eja, unidade 01, discorrerei sobre os indicadores de números 03 e 06.

Iniciando os relatos, ao se destacar o indicador de número 03, que questiona “Que atitudes e práticas sexuais são comuns entre adolescentes e o que leva alguns adolescentes a praticar sexo de alto risco?”, podemos dizer que os adolescentes atuais estão muitos “apressados” e querem serem adultos precoces, os adolescentes estão querendo ser adultos antes da hora, por que atualmente, as famílias estão sendo mais liberais que antigamente. Os jovens iniciam as práticas sexuais muito cedo, ou seja, precocemente, os pais não conversam com seus filhos sobre a fase sexual, nem relatam as consequências da prática sexual. Quando, os mesmos vão falar algo sobre o caso, pode ser tarde demais. Antigamente eram-se muito comuns, as práticas sexuais depois do casamento, valores que hoje em dia não existem mais.

Atualmente, pelo despreparo e falta do diálogo, adolescentes fazem sexo sem proteção e com qualquer pessoa que sintam desejo (interesse), podendo contrair doenças sexualmente transmissíveis e/ou a gravidez precoce e até mesmo indesejada. Existem vários meios de informações e conhecimentos sobre as DSTs, além das consequências referentes a uma gravidez inesperada.

É comum, que muitos garotos em festas e/ou para mostrarem que são os “bons” saírem transando com a primeira garota, que permita que o ato seja consumado. Já algumas garotas, por mais que não queiram o ato sexual ou não estejam preparadas no momento, procuram satisfazer o desejo do parceiro, para não chegar a perder o mesmo, permitindo assim que aconteça o ato sexual. Muitos transam sem preservativos e sem medir as consequências.

Já sobre o indicador de número 06, o qual questiona “Como os adolescentes relacionam-se com os pais, com os irmãos e com os amigos?”, destaco que os indivíduos quando adolescentes costumam apresentar alterações profundas nas suas relações sociais.  Nessa fase, os mesmos buscam e vivenciam um tempo de afastamento e, por vezes de ruptura familiar, ou seja, distanciamento da família. Enquanto as relações amorosas e de amizades dos adolescentes no cotidiano vão se tornando cada vez mais intensas, a relação familiar vai diminuindo, podendo até mesmo renegar valores familiares que foram adquiridos na infância e desrespeitando e revoltando-se contra a autoridade paterna.

A adolescência é uma fase de grandes transformações e dificuldades, para os indivíduos que há estão vivenciando. Nesse período, os adolescentes estão enfrentando e conhecendo a puberdade, o próprio corpo, os desejos sexuais e emocionais, além da transição da infância para a fase do “quase adulto” (adolescência). Podemos mencionar também, que essa época é muito difícil para os próprios pais, pois é nesse período que os filhos começam a descobrir suas verdadeiras identidades, além de conhecer e relacionar-se com os diversos tipos e diferentes indivíduos que existem na sociedade.

Nessa fase, os pais deixam de ser percebidos como as “figuras heroicas”, já não podem mais superproteger seus filhos como quando eram crianças, devendo agora depositar confiança naquilo que já passaram para os filhos.

A relação com os irmãos, dependendo do convívio e da idade dos mesmos podem ser boas ou até muito polêmicas. Os adolescentes buscam a independência nessa fase, e uma boa amizade fiel, e verdadeira para dividir e confiar segredos. Pois não se sentem a vontade falando com os pais.

Falando em amizades, os adolescentes encontram nos amigos, pessoas que estejam “descoladas” e estão vivendo a mesma época e fase que a si mesmo. Os amigos dividem e conhecem as gírias, participam das brincadeiras, utilizam-se da mesma linguagem, usam quase sempre os mesmos estilos de vestimentas, e curtem os mesmos estilos musicais, coisa que com os pais são difíceis e diferentes, pelos mesmos terem nascido em épocas diferentes e terem visões diferenciadas do mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com