TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Bruena Braz Viçosi

1165603 

A história da educação especial no Brasil e no mundo.

Maria Auxiliadora Bernabe de Freitas

Vitória/ES

2017

Negligência /Exclusão: Durante muitos anos, pessoas que eram portadoras de algumas necessidades especiais, eram excluídas da sociedade e em alguns casos eram mortas, isso porque os greco-romanos valorizavam a beleza, e com isso excluía quem não se encaixasse nesse perfil. Em Roma, pessoas que nasciam em famílias ricas, mas com deficiências, eram deixadas em locais estratégicos para serem adotadas, e muitas vezes eram usadas como diversão.

No Brasil esse período vai até 1800, pois até essa época o tratamento com os deficientes eram marcados pelo abandono na área social e nas escola era marcado pelo abandono na área social e principalmente na educacional.

Institucionalização: Após a chegada do Cristianismo, as pessoas que possuíam alguma deficiência começou a ser vista e aceitas na sociedade, na idade média eles eram vistos como seres malignos. Porém a religião cristã pregava muito o amor, a humidade e a caridade, e então nesse período são construídos hospitais e instituições para atender os pobres, mendigos e deficientes físicos. Mas mesmo assim a igreja os via como incapazes de exercer alguma função sacerdotal.

No Brasil a criação de instituição se dá a partir do ano de 1800, pois foi criado o instituto dos meninos cegos, que hoje é conhecido como Benjamin Constant, e no ano de 1854 foi criado o instituto dos surdos-mudos, sendo conhecido hoje como instituto nacional de educação de surdos. Mesmo com tudo isso, a educação especial se importava mais com os deficientes visuais e auditivos, e deixando para lá os deficientes físicos e mentais. Até a década de 40, o governo e nem a sociedade dava atenção necessária para os deficientes.

Criação de Serviços Educacionais: A partir do primeiro século, foram criados programas educacionais para deficientes físicos na Europa, no início eles atendiam apenas pessoas que ficaram com sequelas de guerras, com depois foram vendo as necessidades de voltar a atenção a toda a população. No Brasil foi na década de 60 o início da criação da política educacional visando a educação especial. Não podendo deixar de dizer que foi nas décadas de 40 e 50 que as instituições como APAE e PESTALOZZI foi fundada. Quase 3 anos depois, já havia mais de 800 escolas especializadas em educação especial.

Fase atual: Atualmente, o tema da educação inclusiva tem criado no meio educacional muitas dúvidas, angústias e até mesmo entusiasmos. Porém as reflexões sobre implementação da educação inclusiva no Brasil são recentes, quando comparada aos Estados Unidos, ou seja, em países desenvolvidos, a educação inclusiva vem se desenvolvendo desde o início do século X. No nosso país, a política de educação inclusiva dá seu primeiro passo em 1988, com o artigo 208 da Constituição Brasileira que garante o atendimento aos indivíduos que apresentam deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com