TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

ATIVIDADE PORTFÓLIO – 7ª SEMANA

Atenas e Esparta foram as duas principais cidades-estados do denominado "Período Clássico' da Grécia Antiga (5 a.C. e 4 a.C.), adotando, cada uma, seu próprio modelo de educação, cada qual com características que influenciaram, posteriormente, toda a cultura ocidental.

Esparta adotava uma postura muito mais bélica, pelas necessidades históricas de constantes conflitos, o que refletiu na sua educação que buscava formar bons guerreiros. Nota-se então uma maior preocupação aos fins objetivos, pois a individualidade fica em segundo plano quando a maior necessidade é a defesa da coletividade.

Ainda criança, o espartano do sexo masculino era retirado do seio familiar e passava a compor grupos em escola-ginásio onde o Estado se responsabilizava por forma-lo como um guerreiro habilidoso, corajoso e obediente. Atividades como ler e escrever, além do desenvolvimento pessoal e subjetivo, tinham menor importância.

Já Atenas, adotava uma postura educacional mais humanista, valorizando a individualidade humana e uma constante evolução intelectual, podendo ser considerada como a capital cultural da Grécia Antiga. Seu ideal educacional dava importância à música, escrita e ginástica, buscando um equilíbrio entre corpo e mente. Nota-se um ideal muito mais subjetivista, focado na individualidade. É considerado, então, o ideal da Paidéia, ou seja, a formação completa do homem, seu intelecto, comportamento, forma física e senso investigativo, aflorando sua consciência pessoal.

Nesse contexto, há um destaque para a escrita, o desenvolvimento do alfabeto, filosofia e a estruturação de escolas, com formações por meio dos sofistas e sábios mestres como Sócrates e Platão, que buscavam uma formação ainda mais profunda.

Referências Bibliográficas

CORRÊA, R.A.; KRATANOV, S.V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.

IMPOLCETTO, F.M.; NARDI, E.R. Introdução à história e teoria da educação física. Batatais: Claretiano, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com