TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e estilos de atuação dos professores de educação física

Artigo: Metodologia e estilos de atuação dos professores de educação física. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Artigo  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: METODOLOGIA E ESTILOS DE ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O professor tem um papel importantíssimo na sociedade e na educação, desta forma, ele terá que amparar, orientar e incentivar seus alunos para que então eles possam ser os condutores de sua própria aprendizagem, possibilitando a vivência de todos através da diversidade. Para isso são utilizados métodos, uns denominados tradicionais e outros inovadores sempre utilizando uma comunicação clara para que os alunos recebam a informação de maneira a ajudá-los a desenvolver suas habilidades cognitivas, afetivas e motoras de modo a tomar as decisões corretas sobre seu movimento corporal e os mecanismos cognitivos corretos para a realização eficiente de uma tarefa. Afirma-se então que a comunicação é primordial independente do método de ensino adotado pelo professor. O presente artigo então, tem como objetivos detectar os métodos usados pelo professor na apresentação dos conteúdos, diagnosticar o estilo de relação professor-aluno, frente a diferentes ações e atitudes do professor e verificar as formas de atuação e de organização da aula de Educação Física.A amostra foi constituída de 25 professores, entre eles, homens e mulheres com média de idade de 38 anos tendo em média o tempo de magistério de 12 anos. Dentre os professores selecionados 6 possuíam especialização e apenas 1 tinha o título de mestre, 3 eram acadêmicos de Educação Física.

A pesquisa foi instrumentada através da observação direta da atuação pedagógica do professor, tendo como referencial a sua relação, as atitudes e a apresentação dos conteúdos aos alunos. Ao final da aula era perguntado que tipo de método e que relação o professor utilizara na aula observada. A coleta foi organizada através de anotações feita pelo pesquisador com observação direta na organização, na participação dos alunos e no uso de comunicação não verbal, também foram direcionados criticas e elogios relacionado aos objetivos propostos. A estatística utilizada foi a descritiva com ênfase na percentagem.

Foi considerado a relação professor-aluno e principalmente o método utilizado pelo professor na sua aula. Percebe-se que os professores na sua maioria 56%, utilizaram o método parcial; 28%, o método global e apenas 16%, o método misto. Foi levado em conta os conteúdos desenvolvidos modalidades esportivas de basquetebol, voleibol, handebol e atletismo (lançamento do disco), o que, em princípio, está correto e condizente com o método do professor, contudo outros princípios deveriam ser levados em conta, para proporcionar um ensino mais efetivo e motivante para os alunos. O segundo o artigo foi identificar o tipo de comunicação que era utilizada pelo professor nas aulas, foi percebido que 96% dos professores utilizam o estilo comando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com