TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

EXERCÍCIO FÍSICO E OBESIDADE: ASPECTOS FISIOLÓGICOS E PREVENTIVOS

BRUNO QUEIROZ BATISTA

MILTON ALVES DA SILVA JÚNIOR

RESUMO

A obesidade atualmente é um grande problema de saúde pública, sendo responsável diretamente por uma quantidade de óbitos e pela ocorrência de uma série de doenças. A obesidade, definida como uma concentração excessiva de gordura corporal altamente associada a risco para saúde, pode ser prevenida ou amenizada com a adequação do consumo e do gasto energético diários. Neste contexto, à prática regular de exercícios tem sido cada vez mais preconizada como ferramenta no auxílio da prevenção e controle da obesidade. Exercícios de intensidades moderadas e com longa duração, combinados com exercícios de resistência muscular localizada são mais indicados e seguros no tratamento da obesidade.

Palavras chave: Obesidade, Exercício físico, Gordura corporal, sedentarismo

INTRODUÇÃO

Em geral, a obesidade e os depósitos de gorduras eram vistos como sinais de saúde e ausência de doenças; dessa maneira, a criança e o adulto que estivessem acima do peso estariam livres de contrair doenças. A quantidade e a qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira mostram que a maior parte das propagandas veiculadas é sobre alimentos em especial produtos com altos teores de gordura, açúcar e sal. A causa para esse aumento da obesidadese dá por diversos fatores, entre eles pode se destacar a mudanças do estilo de vida, o sedentarismo, genéticos, metabólicos, fisiológicos e ambientais. O sedentarismo e a população, em quanto os homens pratica exercícios como forma de lazer, este percentual reduz para menos o grau de massa corporal, as mulheres ainda com percentual menor na prática de exercícios físicos em seu tempo livre requerem alguns cuidados. Além da falta de espaço adequado à prática de exercício físico acrescenta outros aspectos que determinam o sedentarismo entre a perda da importância social. Entretanto, o rápido aumento das taxas de obesidade no decorrer dos anos ocorreu em um tempo demasiadamente curto para poder ser associado à mudanças genéticas significativas na população. Assim, os fatores que melhor poderiam explicar tal crescimento seriam aqueles relacionados ao estilo de vida e aos hábitos alimentares . Programas que estabelecem a possibilidade de estar praticando de um grupo social são muito afetivos para o estímulo do exercício físico. Hidroginástica, dança e grupos de caminhadas são excelentes na situação que já existem e que apresentam resultados muito positivos para melhora da condição da saúde física ( VIGITEL, 2010 ). O foco do autor para população está no processo de transformação da atividade diária em uma oportunidade de realizar exercícios físicos e com resultados muito positivos. Assim, esta pesquisa teve por objetivo os aspectos fisiológicos e preventivos como fator de proteção e prevenção da obesidade através da prática do exercício físico de alta intensidade e moderada.

TIPOS DE OBESIDADE

Entre as situações, a condição de obesidade é tão óbvia que, apenas olhando-se o indivíduo, sabemos que ele é obeso sem necessidade de recorrer a índices específicos. De acordo com as regiões em que a gordura se localiza nos compartimentos corpóreos, pode se classificar em gordura androide ( ou central/pêra ) ou ginóide ( periférica/maçã ) ( HONG et al., 2000; WAJEHENBERG, 2000. ). Sendo assim, o autor pode se avaliar com um aumento da gordura corporal em qualquer idade, a obesidade central apresenta uma distribuição na região do abdominal e no tronco, já a obesidade ginóide apresenta a distribuição na região do glúteo-femoral e extremidades, a obesidade pode se caracterizar também pela genética do indivíduo, pois devemos ter algumas precauções com diferentes tipos de obesidade.

CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE

Muitos problemas de saúde decorre da obesidade ( SOTHERN, 2000 & WHO, 2003 ). Assim relato uma associação entre a obesidade e um maior risco para doenças cardiovascular, hiperlipidemia, diabetes mellitus, alguns tipos de câncer e sofrimento psicológico e social.

APLICAÇÕES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

As consequências relacionadas com a obesidade tem estimulado profissionais da área da saúde a estudar o impacto e vários tipos de tratamento, sendo numerosos estudos analisam o papel do exercício físico na redução e no controle da gordura corporal ( LEMURA, 2002; NIEMAN, 2002& OWENS, 2000). Segundo o autor, toda ação que estimule a contração muscular causando o aumento do gasto energético além dos valores de repouso denominam-se exercício físico.

Neste sentido, Le Mura e Maziekas realizaram uma pesquisa analítica que envolveu 30 estudos com o intuito de quantificar os efeitos dos programas de exercício nas modificações na massa corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com