TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade e suas consequências

Por:   •  28/5/2016  •  Artigo  •  8.041 Palavras (33 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 33
  1. introdução

A concepção sobre a obesidade, na maioria das sociedades, não está isenta de mitos, preconceitos e falsos esteriótipos, apesar de que os obesos hoje estão vivendo as vidas mais assistidas na história da humanidade. Os estudos sobre a obesidade quase sempre se limitaram a uma abordagem médico-terapêutica que, invariávelmete tratam à questão da obesidade a partir de uma concepção de patologia, de distúrbios fisiológicos, esquecendo toda uma trama sócio-cultural dessas pessoas em todos os seus aspectos.

Embora a  obesidade é seja uma doença epidêmica em todo o mundo em parte devido a ingestão abusiva de alimentos de alto valor calórico e do sedentarismo induzido por veículos motorizados, televisão, Internet, etc. O obeso, além de carregar todo o seu peso, freqüentemente carrega a culpa e a responsabilidade por sua obesidade. A sociedade supervaloriza a magreza e promove julgamentos sociais negativos em relação ao obeso. Adjetivos como feio, relaxado e preguiçoso são ouvidos pelos obesos, como se eles fossem responsáveis pela sua obesidade por falta de vontade e autocontrole.

A obesidade é um grave problema de Saúde Pública com repercussões de milhões de contos no orçamento da Saúde (Martins, 1998), por provocar a morbilidade e uma mortalidade acrescida em diversas patologias como na diabetes mellitus, na hipertensão, nas dislipidémias, na apnéia do sono, nas doenças cardiovasculares, nas complicações cirúrgicas, no cancro da mama, do cólon, nas osteoartrites e outras (Weser & Young, 1983; Brownell & O'Neil, 1993; Roberts & Koester, 1994/1998; Sarafino, 1998; Faucit et al., 1998).

http://www.efdeportes.com Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 52 - Septiembre de 2002

O processo da obesidade, apesar se ser multifacetada, constiuindo um fenômeno complexo que afeta o sujeito humano de modo muito particular.

Diferenças na experiência do ganho de peso se deve a fatores biológicos, psicológicos e sociais e culturais  que daterminam à existência humana (FERREIRA, 2009)

Atualmente, devido ao avanço nas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias a expectativa de vida vem aumantando consideralvelmente e como consequência está havendo um aumento na população de obesos.

Segundo o Instituto de Geografia e Estatística IBGE (2010) a obesidade hoje em dia atinge cerca de um terço da população mundial e por isso é chamada de “epidemia” do terceiro milênio. No Brasil, 36% da população é obesa ou está acima do peso, segundo o IBGE. Esses dados são alarmantes porque a obesidade está associada com várias doenças, como o diabetes, a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (que levam, por exemplo, a derrame cerebral), lesões articulares e maior risco de certos tipos de câncer. (IBGE 2010)

O processo da obesidade é de difícil entendimento por parte das sociedades existentes, o que agrava no caso dos obesos, dificultando-lhes a superação de seus problemas. Esse tema não tem recebido a devida importância por parte da sociedade, a qual tem uma representação cultural de que a obesidade é causada por descuido do sujeito obeso.

Segundo Moscovici, (citado por ABRIC, 1998), as Representações Sociais são, ao mesmo tempo, “um produto” do social e um “processso” de instituição desse social, tendo entre outras, as funções de elaboração de comportamentos e de comunicação entre os indivíduos.

No entanto, apesar das mudanças sociais ocorridas ao longo dessas últimas décadas, principalmente no que se refere ao comportamento humano, ainda persiste o olhar de reprovação sobre a obesidade.

Assim, a obesidade é um problema médico sério. Suas causas são múltiplas, envolvendo fatores genéticos, metabólicos, comportamentais, culturais e sociais. Infelizmente a obesidade costuma ser tratada de forma inadequada porque vem sendo, há muito tempo, entendida como resultado de distúrbios psicológicos ou problemas morais.

Deste modo, é necessário que os profissionais de saúde apliquem programas eficazes na prevenção e tratamento da obesidade, sendo a intervenção comportamental e cognitiva a mais adequada. São apresentadas algumas estratégicas para ajudar os indivíduos a adotar comportamentos e um "estilo de vida" que conduzam a um controle adequado do peso.

PROBLEMA de pesquisa        

Este trabalho de pesquisa, de revisão bibliográfica, visa compreender como a sociedade é um influenciador de comportamentos que ajuda a modelar a vida do sujeito inserido em seu contexto, visa também, mostrar a importância do acompanhamento psicológico no processo da perda de pêso corporal. Não pretendendo esta pesquisa esgotar o objeto em estudo, contudo servirá de informação para inferências no estudo da obesidade.

QUESTÃO de pesquisa

As questões de pesquisa que norteiam este estudo são as seguintes:

  1. qual o entendimento dos usuários sobre a obesidade e seus danos?
  2. até que ponto há envolvimento social, no Brasil, em termos de procedimentos, ações, mecanismos  estruturais e tecnológicos relacionados a obesidade?

OBJETIVOS

  1. Geral

Identificar peculiaridades biopsicossociais da obesidade. Para a consecução do dito objetivo se procedeu a realizar uma pesquisa qualitativa de síntese categorial.

Para obter a informação  necessária para a elaboração da síntese categorial, se realizou uma pesquisa bibliográfica, utilizando textos selecionados a partir de que  sua localização mediante a presença das categorias estudadas nas palavras-chave referidas no texto e em ausência destas, a presença das mesmas no sumário ou no índice remissivo (também conhecido como índice temático) ao final da publicação.

Foram utilizadas as TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA a seguir mostradas. Para a obtenção da informação se utilizou a revisão bibliográfica e consulta a experts; para o processamento e análise da informação foi realizada uma análise de unidades temáticas textuais, agrupadas por categorias; para a discussão e síntese se procedeu a elaborar uma resposta teoricamente fundamentada da da pergunta implícita no objetivo geral do estudo, selecionando argumenots derivados da produção textual produzida em cada capítulo do desenvolvimento do trabalho.

JUSTIFICATIVA PARA ESTUDO DO TEMA

A importância desta pesquisa visa compreender como o obeso se percebe, visa ainda compreender como a sociedade é um influenciador de comportamentos que ajuda a modelar a vida do sujeito envolvido em seu contexto.

 

estrutura do trabalho

A estrutura do trabalho é a seguinte:


  1. revisão de literatura

Com base na revisão de literatura e resultados de pesquisas na área, a  obesidade tem o seu início preferencialmente na infância e início da  adolescência. Deste modo é fundamental que a prevenção primária, se inicie precocemente. O primeiro alvo deverá ser a quebra dos factores a que Martins  (1998) apelida de hereditariedade da panela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com