TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ocorrência Histórica do Lazer

Por:   •  7/10/2020  •  Abstract  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Jomara Milena Rocha da Costa

Introdução aos Estudos do Lazer

São Luís 2020

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO DE ACORDO COM O TEXTO “A OCORRÊNCIA HISTÓRICA DO LAZER”

  1. O lazer sempre existiu?

            É complicado afirmar, pois é um assunto que demanda vários estudos em diversos contextos historicos. Alem de que, existem duas vertentes/correntes que discutem acsrca disso.

  1. Quais as duas correntes sobre a origem do lazer?

A primeira corrente situa a origem do lazer nas fases arcaicas da história, como a Antiga Grécia, por exemplo. Já a segunda corrente, refutando a primeira, acredita que o lazer tampouco existe nas sociedades pré-industriais e caracteriza-se como um fenômeno moderno.

  1. Quem são os principais representantes das correntes e os argumentos defendidos?

O autor que representa a primeira corrente é Frederic Muné. Para ele, o lazer antecede a idade moderna e é um modo típico de nos comportarmos no tempo, que se estrutura em quatro áreas: tempo psicobiológico (necessidades fisiológicas), tempo socioeconômico (trabalho), tempo sociocultural (vida em sociedade) e tempo de “ocio”, que era destinados à atividades de desfrute pessoal e coletivo.

O autor que representa a segunda corrente é Joffre Dumazedier (1979), que considera que o lazer é um conceito inaptado só período arcaico. O lazer tampouco existe nas sociedades pré-industriais, pois não a um corte nítido entre trabalho e repouso, mas uma sucessão de domingos e festejos que dependem do culto. O lazer neste caso não escapa dos ritos coletivos, fugindo do pressuposto que o mesmo depende da livre escolha.

  1. Por que a autora afirma que é arriscado definir com exatidão o momento histórico em que o lazer se configura na sociedade ocidental?

Porque deve ser feita uma busca incessante e instigante por elementos que contribuam com a compreensão do processo de construção histórica do lazer e esse processo é bem restrito, pois se trata da busca pela compreensão do passado.

  1. Qual a discussão acerca do vocábulo lazer?

O termo se construiu ao longo do tempo de acordo com cada língua e contexto histórico. O significado do vocábulo foi mudando com o passar dos anos. No contexto medieval, era visto como sinônimo de vagar, comodidade, pouca vontade de trabalhar. Nos registros modernos, o lazer é identificado como tempo de sobra do horário de trabalho e do cumprimento de obrigações, com sinônimos de folga e passatempo.

REFERÊNCIAS

GOMES, Luce Christianne.  Lazer - Ocorrência Histórica –. In: Dicionário crítico do lazer, Belo Horizonte, Autentica, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com