TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem dos Jogos Olímpicos

Projeto de pesquisa: Origem dos Jogos Olímpicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

EDUCAÇÃO FÍSICA – 1° SEMESTRE

Campo Grande, MS.

OUTUBRO 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Professor: Felipe

Ana Aparecida França 9720410983

Bruno Eduardo Conceição 3083406509

Jakeline Maciel de Oliveira 3984491508

João Alexandre de Souza 3665409493

Luana Cristina Ribas 3086423522

Luis Felipe Martins 3987462351

Matheus Martins 9909151103

Atividades Práticas Supervisionadas

Campo Grande, MS.

OUTUBRO 2014

Sumário

Introdução 4

Passo 1 5

Passo 2 6

Passo 3 7

Figuras dos jogos olímpicos 9,10

Relatório...............................................................................................................................................11

Conclusão..................................................................................................................................12Bibliografia...............................................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Os Jogos Olímpicos são competições que ocorrem de quatro em quatro anos, atualmente cada edição é em uma cidade/país diferente, reunindo todos os continentes. Ela é a maior competição esportiva e inclui diversos esportes e modalidades.

O objetivo deste trabalho é descrever de forma básica e resumida o decorrer da história dos Jogos Olímpicos, buscando falar sobre sua origem, regras, formatos, modalidades, enfim identificar e descrever os principais assuntos.

Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia Antiga) por volta de 776 A.C, no qual os registros eram feitos em pedras de ruínas do templo de Hera. Naquele tempo os jogos eram feitos ao deuses, sendo Zeus o mais homenageado, na época dos Jogos Olímpicos Zeus era chamado de Zeus Olímpico. Os jogos eram realizados no templo de Zeus e não era permitida a entrada de mulheres no local dos jogos, sendo somente os homens que participavam e assistiam ao evento.

Os homens, para participarem dos jogos eram escolhidos após rígidas investigações de conduta, sendo que qualquer violação era motivo para que esse fosse punido severamente. Ainda, os participantes chegavam ao templo de Zeus antes da data em que os jogos se iniciavam, pois era obrigatório que os participantes se preparassem físico e espiritualmente para as competições.

Por incrível que pareça, apesar dos jogos serem de caráter religioso, também era utilizado para apregoar a paz e a harmonia entre os gregos. Para os vencedores das competições, era entregue uma coroa, alimentação gratuita por toda a sua vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói de sua cidade. A invasão romana sobre os gregos, os Jogos Olímpicos foram perdendo as suas forças e identidade, pois naquele período os jogos eram realizados entre escravos e animais selvagens, que foram proibidos em 392 a.C. pelo imperador romano Theodosius I quando se converteu ao cristianismo, proibindo também toda e qualquer manifestação pagã na Grécia.

Jogos Olímpicos na Era Moderna

Em 6 de abril de 1896 começava em Atenas, na Grécia, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. O renascimento do espírito olímpico, interrompido no ano 392, deveu-se ao francês Barão de Coubertin. Charles Freddye Pierre era o nome do Barão de Coubertin conhecido como pai da Olimpíada Moderna, motivado pelo ideal da educação através do esporte queria propagar seu uso como um instrumento de aproximação entre os povos, em benefício da paz, no qual a frase: "o importante é competir" é atribuída ao barão francês.

Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, em uma nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições.

A aprovação Oficial da proposta em 1894, a escolha da cidade sede foi unânime, Atenas,palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, receberia os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, que se iniciaram no dia 6 de abril e terminaram em 15 de abril de 1896. Com o renascimento dos Jogos Olímpicos não era apenas mais um sonho realizado para o Barão, mas também uma consequência dos avanços científicos e culturais do século XIX. Na introdução do relatório Oficial dos Jogos Olímpicos em 1896 o Barão diz a seguinte frase: “Os homens começaram a viver menos isoladamente, raças diferentes aprenderam a conhecer e a entender o outro melhor e, ao comparar suas forças e conquistas na arte, na indústria e na ciência, uma rivalidade honrosa surgiu entre eles, encorajando-os a atingir feitos ainda maiores”

Segue algumas Curiosidades dos Jogos Olímpicos na Era Moderna mais interessante em nosso ponto de vista:

- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.

- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.

- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com