TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Que Definem Epidemiologia

Por:   •  24/9/2020  •  Artigo  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Em meados do século XIX, por ocasião de uma epidemia de cólera em Londres (1848-1854), John Snow (1813-1854), considerado o pai da epidemiologia moderna, evidenciou a hipótese causal entre a doença e o consumo de água contaminada por fezes de doentes, rejeitando o modelo causal da teoria dos miasmas, e assim o termo de contaminação resultante de uma epidemia, começou a surgir.

No livro Cholera, Chloroform and the Science of Medicine: a Life of John Snow, publicado por Vinten-Johansen et al em 2003, é reconhecido o pioneirismo de John Snow sobre cartografia médica em uma época em que os recursos tecnológicos não estavam à disposição da medicina, desenvolvendo exclusivamente a habilidade de observação sistemática do pesquisador, originando o primeiro estudo ecológico, dando início a novas estruturas das epidemiologias. Daquela época até o início do século XX, a epidemiologia foi ampliando seu campo, e suas preocupações se concentraram sobre os modos de transmissão das doenças e o combate às epidemias.

A partir das primeiras décadas, com a melhoria do nível de vida, especialmente nos países desenvolvidos, e o consequente declínio da incidência das doenças infecciosas, outras enfermidades de caráter não transmissível (doenças cardiovasculares e câncer, entre outras) passaram a ser incluídas como objeto de estudos epidemiológicos. Além disso, pesquisas mais recentes, sobretudo as que se utilizam do método de estratificação social, o que enriqueceu esse campo da ciência, vêm dando oportunidades a novos debates. Agora, muito mais abrangente, a epidemiologia se preocupa com o agravamento das doenças infecciosas, a qualidade dos cuidados de saúde, os problemas de saúde mental, as doenças no trabalho, os impactos ambientais e o bioterrorismo.

Atualmente, além de dispor de instrumental específico para análise do processo saúde-doença na população, a epidemiologia também possibilita esclarecer questões levantadas pelas rotinas das ações de saúde, produzindo novos conhecimentos. Sua finalidade é contribuir para a melhoria de vida e o progresso do nível de saúde das coletividades humanas.

Não é fácil uma definição precisa do termo epidemiologia, pois sua temática é dinâmica e seu objeto é complexo. Pode-se, de maneira simplificada, conceituá-la como “a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes do risco de doenças, dos agravos e dos eventos associados a saúde, propondo medidas específicas de prevenção, de controle ou de erradicação de doenças, de danos ou de problemas de saúde e de proteção, de promoção ou de recuperação da saúde individual ou coletiva, produzindo informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisão no planejamento, na administração e na avaliação dos sistemas, dos programas, dos serviços e das ações de saúde”.

Essa definição pode ser ilustrada pelo aprofundamento de algumas concepções nela expressa:

• a princípio, independentemente de qualquer análise, pode ser dito que a atenção da epidemiologia está voltada para as ocorrências em escala massiva de doença e de não doença, envolvendo pessoas agregadas em sociedades, coletividades, comunidades, grupos demográficos, classes sociais ou quaisquer outros coletivos formados por seres humanos;

• O universo dos estados particulares de ausência de saúde é estudado pela epidemiologia sob a forma de doenças infecciosas (sarampo, difteria, malária, etc.), de não infecciosas (diabetes, bócio endêmico, depressões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com