TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Epidemiologia

Por:   •  2/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Saúde Coletiva

ATIVIDADE SUPERVISIONADA 2

Unidade 2

Nome: Claudionor Alves de Souza

Matrícula: uc19201842

1- Com base no vídeo “Conceitos de Epidemiologia”, do UNASUS, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BwQ2AhPC-ek,  responda:

Qual a importância dos indicadores de saúde nas ações da Estratégia Saúde da Família?

 É a partir dos indicadores de saúde é outros dados epidemiológicos que podemos definir ações de política pública de saúde bem mais eficazes, os conceitos e ferramentas da epidemiologia são muito importantes, indispensáveis e relevante na saúde da família. Os indicadores de saúde refletem o quadro real das condições de saúde de uma população. Sua utilização pode orientar os gestores de saúde no planejamento e controle das atividades locais.

2- Ainda com base no vídeo “Conceitos de Epidemiologia”, do UNASUS, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BwQ2AhPC-ek , descreva as três principais aplicações do uso da epidemiologia, citando um exemplo para cada aplicação.

1) Descrição das condições de saúde da população, exemplo: Há consistente tendência de redução da mortalidade infantil em todas as regiões brasileiras, que reflete o declínio da fecundidade nas últimas décadas e o efeito de intervenções públicas nas áreas de saúde e saneamento. Ainda assim, os valores médios continuam elevados, sobretudo nas regiões Nordeste e Norte. Para 1998, as taxas calculadas para os estados brasileiros mostram variações entre 17,3 por mil (Rio Grande do Sul) e 68,2 por mil (Alagoas).

2) Identificar fatores determinantes da situação de saúde, exemplo: O nível elevado de gorduras é óbitos por infarto estão correlacionados, mas a mudanças de hábitos alimentares tem evitado mortes. A correlação entre tabagismo e o câncer de pulmão onde milhares de pessoas foram salvas a partir do conhecimento que ‘’fumar não faz bem ‘’.

3) Avaliação dos impactos das ações é política de saúde, exemplo: A importância da vacinação em faixearia gerais tem evitado internações e doenças como gripes e pneumonia, o que indica a importância em tomar vacinas regulamente.  

3- Explique a diferença entre os conceitos de incidência e prevalência.  Lembre-se de explicar como cada um deve ser calculada e exemplificar uma situação para incidência e prevalência.  

Utilize o vídeo como base: https://www.youtube.com/watch?v=BwQ2AhPC-ek

1)  Incidência: E a frequência com que surge novos casos de uma determinada doença num intervalo tempo, também é uma medida dinâmica.  

   

    Número de casos novos

    em determinado período                      [pic 1][pic 2]

Número de pessoas expostas                     Constante

ao risco no mesmo período

 

Exemplo: 525 crianças cadastradas na estratégia de saúde da família, acompanhadas durante 1 ano forma diagnosticas 82 crianças com anemia falciforme.

82(casos novos) = 0,15 X 1.000 (constante)= 150 (casos novos por mil crianças por ano).

525 (crianças)

2)  Prevalência: Número de casos existentes de uma doença num determinado momento e como uma fotográfica sobre a ocorrência da doença, também é uma medida estática.  

  Número de casos existentes [pic 3][pic 4]

     em determinado período                                 Constante

  Número de pessoas na                                            

  população no mesmo período

Exemplo: 835 crianças fizeram exames laboratoriais, delas 150 foram diagnosticas positivas para  

schistosoma mansoni.

150 (casos existentes) = 0,17 x 1.000 (constante) = 170 (casos novos para mil crianças).

835 (crianças)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com