TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de epidemiologia

Seminário: O conceito de epidemiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1 – Conceito de Epidemiologia

Segundo FORATTINI (1996, p.17):

"Poder-se-á estabelecer a definição de epidemiologia como sendo o campo de conhecimento científico que tem por objeto os eventos relativos à saúde e à qualidade de vida na comunidade humana, em seus aspectos causais, condições determinantes e de distribuição, tendo por finalidade a aplicação dos conhecimentos auferidos na solução dos problemas que com ele se relacionam".

O conceito acima define a epidemiologia como a busca para identificar as causas do problema, possibilitando melhora no estado de saúde da população, tendo caráter de utilidade pública, já que tem por objeto encontrar a solução de determinado problema para toda a comunidade e não apenas para um indivíduo. Procura essa solução com estudos que vão desde a causa até a forma de distribuição da contaminação entre a população, impedindo assim, a epidemia de determinados males, evitando a infestação de determinadas doenças que podem provocar mortes em massa como já ocorreu. Tendo como objetivo final a melhora das condições de saúde da população humana.

ROUQUAYROL e ALMEIDA FILHO (xxxx, p.17) identificam a epidemiologia como:

“O eixo da saúde pública. Proporciona as bases para avaliação das medidas de profilaxia, fornece pistas para diagnose de doenças transmissíveis e não-transmissíveis e enseja a verificação da consistência de hipóteses de causalidade. Além disso, estuda a distribuição da morbidade e da mortalidade a fim de traçar o perfil de saúde-doença nas coletividades humanas; realiza testes de eficácia e de inocuidade de vacinas; desenvolve a vigilância epidemiológica; analisa os fatores ambientais e socioeconômicos que possam ter alguma influencia na eclosão de doenças e nas condições de saúde; constitui um dos elos de ligação comunidade/governo, estimulando a prática da cidadania através do controle, pela sociedade, dos serviços de saúde.”

No segundo conceito a epidemiologia é voltada para a compreensão do processo saúde-doença em massa, seu estudo é feito em grandes grupos. Seu papel principal é a informação de saúde. Preocupa-se com as ações para proteção e promoção da saúde da população. Além disso, a epidemiologia classifica e caracteriza a doença, realiza testes e define a população de risco de doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com