TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Tarefa: ATIVIDADE DO CICLO 3

Nome: DOUGLAS LUIZ ANSELMO DA SILVA

RA: 1180012

Turma: DGEFL1901CAPA40

Parecer do Tutor: MARISA FERREIRA TESSARO

1ª ETAPA Considerando os conteúdos estudados até o momento, realize uma pesquisa e, com base nela, elabore um texto sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão sendo utilizadas para o ensino da área na qual você está se formando. Nesta etapa, seu texto deverá conter até 3 laudas. Lembrando que, os alunos que não possuem Atividade de Prática nesta disciplina deverão realizar somente esta primeira etapa e postá-la no Portfólio.

A prática pedagógica da educação surgiu das necessidades sociais concretas, sendo identificadas em momentos na história, como na Europa no fim do século XVIII que valorizava a formação de pessoas mais fortes e ágeis (em razão das necessidades funcionais daquele período).
Na escola as atividades físicas foram inseridas gradualmente de acordo com as necessidades culturais apresentas nas escolas da Europa no final do século XVIII e início do século XIX por meio de jogos, da ginástica, da dança. De acordo com as políticas públicas de cada país a prática pedagógica foram sofrendo alterações no decorrer dos anos.
Observando sua história entendemos que a Educação Física dentro do contexto escolar é vista como um instrumento de justificação das ideologias veiculadas pelo Estado capitalista, sendo um importante mecanismo de controle das ações dos educandos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 descreve a prática de educação física como sendo uma disciplina obrigatória na grade curricular da educação básica, suas disposições em relação a sua facultatividade para os alunos se condicionam a questões de idade superior a trinta anos, jornada de trabalho acima de seis horas, estar em cumprimento de serviço militar, estar grávida ou possuir alguma necessidade de tratamento especial. Entendendo que a Educação Física é trata de conteúdos necessários ao desenvolvimento humano de forma integral, que ela vai muito além do condicionamento físico e moral das crianças e dos jovens, entendemos que esta facultatividade não cabe mais.
( FUJIVARA; CÂNDIDO, 2014, p.7)

O Esporte é o principal conteúdo da Educação Física e tem uma história instigante no que se refere à reprodução social, aqui se entende o esporte como sendo forte influente no sistema escolar, esta influência se acentua ao observarmos que existe o esporte na escola e não da escola.

O esporte é considerado um conteúdo de ensino da Educação Física que estabelece novas relações entre o professor e o aluno, que transformasse de professor instrutor e aluno recruta para professor treinador e aluno atleta ( FUJIVARA; CÂNDIDO, 2014, p.7).

 O ensino sempre necessita de uma grande atenção por parte do professor, nem todo aluno possui total adesão às atividades propostas durante a aula.
A sociedade passa por momentos de transformações, devido às novas tecnologias de informação e comunicação, que pouco a pouco vão se interligando a atividade educativa. Atingindo diversas áreas sociais a informática trouxe inúmeros impacto consigo. A educação não escapa dessa mudança, diante disso a sociedade passou e vem passando por transformações gritantes, assim, Cada vez mais a tecnologia se faz presente na escola e no aprendizado do aluno, seja pelo uso de equipamentos tecnológicos seja por meio de projetos envolvendo educação e tecnologia. Ainda é um desafio para alguns educadores, pois muitos não possuem domínio das ferramentas tecnológicas. E os alunos estão cada vez mais adaptado a tecnologias ao mundo de informações que a internet lhe proporciona.
Então a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino, vem se tornando mais necessária e atrativa proporcionando aos alunos uma forma diferenciada de ensino. Para que todos os envolvidos sintam-se beneficiados a questão das TIC deve estar bem consolidada. A forma de ensinar e aprender podem ser beneficiados pelas TIC, como por exemplo, a Internet, que traz uma diversidade de informações, mídias e softwares, que auxiliam nessa aprendizagem. A dificuldade de se inserir as TIC no processo de ensino, é o fato de o professor ser ainda apontado, o detentor de todo conhecimento. Com as tecnologias apresentadas aos alunos, o professor tem o papel de administrar essa nova forma de ensino, dando o suporte necessário ao uso adequado e responsável dos recursos tecnológicos. Com isso, o professor deve buscar, ainda em sua formação, se atualizar não só dentro de sua especialidade, mas também, dentro das tecnologias que possam auxiliar em suas práticas pedagógicas. Tecnologia de Informação e comunicação é:

As Tecnologias da Informação e Comunicação referidas como TIC são consideradas como sinônimo das tecnologias da informação (TI). Contudo, é um termo geral que frisa o papel da comunicação na moderna tecnologia da informação. Entende-se que TIC consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação. Em outras palavras, TIC consistem em TI bem como quaisquer formas de transmissão de informações e correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam por meio das funções de software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem. (OLIVEIRA; MOURA, 2015, p.78,79)

 Perspectiva transformadora e determinante para melhorar a educação, muitos veem nas TIC, mas há muitos problemas ainda associados à incorporação de tecnologias nas escolas, que tem que levar em consideração. Para os professores é um desafio mudar sua forma de conceber e porém prática o ensino, através de uma nova ferramenta. Para Imbérnom (2010, p.36 apud OLIVEIRA; MOURA, 2015, p.79)

Para que o uso das TIC signifique uma transformação educativa que se transforme em melhora, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direção da escola, da administração e da própria sociedade.
 A tecnologia não há limitações geográficas, culturais e a troca de conhecimentos e experiências é constante, assim proporcionam que os alunos construam seus saberes a partir da comunicabilidade e interações com um mundo de pluralidades, operando como molas propulsoras e recursos dinâmicos de educação, à proporção que quando bem utilizadas pelos educadores e educandos proporcionam a intensificação e a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e fora dela.
Temos que entender que, a inserção das TICS no ambiente educacional, depende primeiramente da formação do professor em uma perspectiva que procure desenvolver uma proposta que permita transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador com o suporte das tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (363.2 Kb)   docx (260.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com