TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundamentos da Educação

Fundamentos da Educação

Nome: Samuel Alves Barroso

RA: 1193168

BELO HORIZONTE, 2020

    Atualmente é possível notar o quanto as Tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes em nosso cotidiano tanto dentro da escola como fora dela, principalmente em tempos de Pandemia em todo mundo, estamos experimentando a tecnologia a favor do conhecimento e aprendizagem. As Tecnologias da Informação e Comunicação são importantes artifícios de ensino que podem mudar o contexto de uma aula qualquer, devido seus aspectos de grande fascínio para a maioria dos alunos.  Parece ser clara a importância da mídia como um dos dispositivos mais presentes na cultura contemporânea. É através dela que nos inteiramos do que está acontecendo no mundo, aprendemos novos gostos, atualizamos nossas modas, mudamos ou até introduzimos novos jeitos de falar e de alguma forma até um habitus em relação ao corpo e suas formas de se comportar (Bourdieu, 1983).

O termo TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) vem sendo estudado a pouco tempo, por isso ainda é pouco difundido pelos profissionais da área da educação quanto à definição do termo, assim como não utilizam em suas práticas curriculares. As TICs podem ser consideradas um conjunto de ferramentas tecnológicas, cada vez mais presentes no cotidiano, e imprescindível para um grande número de profissionais de diferentes áreas de atuação, as TICs são ferramentas tecnológicas que podem e/ou são utilizadas na educação como o quadro, o giz, os materiais didáticos, as novas TICs formadas pela informática (que abrange todo tipo de computador e periféricos), também as teleconferências, as videoconferências e as mídias tradicionais (mídia impressa, rádio, televisão, telefone), nos dias atuais ainda podemos incluir o vídeo game, etc. Vivemos num mundo crescentemente informado: somos bombardeados diariamente por milhares de imagens, palavras e sons produzidos pelas mídias. As mídias estão em toda a parte se destacando através de uma linguagem audiovisual por meio de sons, imagens e palavras, assim vão nutrindo nosso imaginário, propiciando em um primeiro momento um grande número de informações sem estrutura lógica, podendo ser interpretado individualmente.

       Frequentemente, comentários e dúvidas sobre novas práticas esportivas e corporais surgem nas aulas de Educação Física. Tais dúvidas se devem, ao grande espaço ocupado pela mídia no cotidiano de jovens, adultos e crianças, e permitem constatar o grande poder de influência crescente que a mídia exerce sobre a cultura corporal de movimento. Destaca-se a televisão, por transmitir inúmeras informações sobre a cultura corporal de movimento, apresentados repetidamente em comerciais de TV, programas esportivos e transmissões de jogos, regras, valores, táticas, técnicas, aptidão física, modelos e padrões corporais, aspectos históricos, entre outros. O esporte, a dança, as formas de ginásticas, tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo e objetos de conhecimento e informações, amplamente, divulgadas ao público em geral. É fundamental perceber que o esporte espetáculo e possivelmente no futuro outras formas da cultura corporal de movimento que progressivamente vão se tornando objeto das mídias faz parte da cultura corporal de movimento contemporânea, e tal exige da educação física escolar uma nova tarefa pedagógica: contribuir para a formação do receptor crítico, inteligente e sensível frente às produções das mídias. Além do uso do espetáculo produzido pela televisão nas aulas de educação física, temos a presença do jornal. Atualmente os jornais dedicam seções diárias e até mesmo cadernos inteiros aos acontecimentos esportivos, nacionais e internacionais, ocorridos em diversas modalidades, sendo considerado um artifício de fácil aceitação ás aulas, assim como traz matérias em que pessoas despreparadas tratam de assuntos que omitem a verdadeira essência que tal manchete traz em relação ao esporte para a educação física, destacando apenas os feitos heróicos de atletas aos receptores das mensagens, mais um desafio que se impõe á educação física quanto ao uso de mídias nas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (228.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com