TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jogos e os Desportos Medievais

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 8

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Acadêmicos: Fernando Caballero, Gabriel Henrique, Gabriel Peixoto, Marlon Souza

Educação Física

E

Religião

Curitiba

2016

Sumário

Introdução.................................................................................................... pg. 3

Desenvolvimento......................................................................................... pg. 4

Conclusão..................................................................................................... pg. 9

Referencias................................................................................................... pg. 10

Introdução

Nesse trabalho apresentaremos estudos relacionados a diferenças e igualdades entre a Educação Física e Religiosa, além de seus pontos de aproximação e distanciamento. Trazendo fontes históricas, citações de autores importantes.

Desenvolvimento

Na Idade Média

No inicio da Idade Média, a Educação Física se tornou expressiva, por meio da religião que pregava o desapego ao corpo para alcançar uma salvação da alma e o desprezo de tudo oque era terrestre para conseguir uma vida celestial, além dos circos que em seus jogos ou atividades celebravam o horror.

Os Jogos e os Desportos Medievais

No entanto, com a organização das Cruzadas pela Igreja, durante os séculos XI, XII, e XIII, que exigiam o preparo militar, ou seja, sua base principal sendo exercícios corporais, tendo fundado os jogos e as justas, a partir disso desenvolviam práticas relacionadas a esgrima, o manejo de arco e flecha, as corridas e marchas, além do adestramento de cavaleiros. O desenvolvimento do Cristianismo vem a partir da apatia pelos espetáculos públicos, que foi a época das Guerras Santas, onde a Cavalaria substitui as antigas festas populares. A Cavalaria não seria uma instituição, mas sim um ideal. Na Idade Média não existirá uma Educação Física popular, tinha maior destaque na educação quem soubesse manejar armas, e o maior predomínio de destreza na equitação. Os jovens treinam esgrima de lança, espada, e emprego da maça, em pátios dos castelos, ou campos vizinhos, e assim praticam corrida, saltos, natação, jogos de luta, e a doma de cavalos.

O futebol e o tênis têm suas origens na Idade Média. Cerca de duzentos e vinte jovens se divertiam ao ar livre com uma enorme variedade de jogos, e ainda aprendem a dançar e cantar, em dias chuvosos e intenso inverno, jogavam-se junto ao fogo, o xadrez ou a dama. Os grandes desportos da Idade Média foram a caça de feras e a por meio de falcão, que fora praticadas intensamente na França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha, também como a cavalaria de tourear, entre outras atividades. A Educação Física “cavalheiresca” era privilégio da nobreza e burguesia, assim o povo divertindo-se com atividades com menor custo, com a prática de exercícios naturais e jogos tradicionais como: arremessos, luta, caça, arco e flecha, equitação, pelota, etc.

Os Torneios

Origens

 Maior desporto da Idade Média praticado com muito entusiasmo e com maior número de espectadores. Suas origens são obscuras, pois tanto os alemães quantos os franceses afirmar ter inventado. Os torneios chegaram a Alemanha não antes do século XII, já na França se firmou a partir do século XIII.

Torneio Primitivo

Uma guerra em escala menor comparada a guerras realmente verdadeiras, os cavaleiros eram divididos em duas equipes, mais ou menos numerosas, que se enfrentavam de sol a sol tendo fim apenas com uma equipe vitoriosa, e outra derrotada, consigo trazendo mortos, feridos e prisioneiros. O objetivo não era propriamente assassinar, ou ferir após uma batalha, logo após o término ambas as equipes confraternizam em um banquete, seguido de um baile.

O campo de batalha era praticamente ilimitado contendo obstáculos, matagais, e barrancos, nele encontrava-se uma área de refúgio onde os combatentes não poderiam sofrer ataques, todas as armas entre as permitidas seriam válidas para a batalha, e todas as maneiras de combate. Os cavalheiros usavam uma armadura constituída por: cota de malha, elmo, ou capacete de ferro e escudo. Na data e hora determinada estavam presentes dois grupos de cavaleiros, cada grupo composto por um chefe, uma bandeira, e um assistente que levará mantimentos para os lutadores, além dos arbitro que davam sinal para o inicio e para o fim da batalha. Ao por do sol o arbitro encerrava a batalhada, fazendo assim um balanço quanto a mortos e feridos, além do grupo vencedor ganhar da dama do castelo próximo um broche ou joia simbolizando sua vitória.

Torneio Moderno

No século XIV os torneios continuaram a produzir vitimas, porém parecendo mais a um jogo. As armas utilizadas seriam as sem ponta ou gume, além de uma séria de golpes proibidos. Quando o cavaleiro cai sobre o chão e levanta sua viseira não sendo permitido ser mais atacado, dando proteção aos participantes, e a aérea de batalha de campos livres dos torneios primitivos, para os pátios, ou praças.

As Justas

Eram disputadas entre dois cavaleiros revestidos de armaduras, protegidos por escudos especiais, empunhando lanças de ferro muito pesadas. No principio os cavaleiros tinham não como objetivo desarmar os seus adversários, mas sim derrubar e quebrar a lança sobre sua armadura e escudo tendo como ganhador por sua lança se estilhaçar em pedaços indicando a melhor pontaria. Entretanto, cada cavaleiro tinha três chances, então seria o vencedor aquele com maior número de acertos, modificações sempre sendo decorrentes com o passar dos tempos quanto a lança, armadura, e a disposição da liça, e ainda para evitar que os cavalos se chocassem introduziam a barreira na liça.

Ainda na Idade Média mesmo com um pouco incentivo quanto a Educação Física vale ressaltar o cavaleiro medieval que com isso aprenderá também a trabalhar em equipe.

Artigo Cientifico

Existem em manifestos na sociedade e no âmbito escolar conflitos quanto a Educação Física e Religiosa, tais conflitos vindos a partir da ignorância quanto a religiosos, e a falta da presença do esclarecimento quanto a importância da Educação Física na vida de um ser humano, trazendo consigo os fundamentos quanto a transmissão e assimilação quanto ao conhecimento sobre seu corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com