TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros Socorros

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Primeiros Socorros

Aula 1

Eniell Brunno Nunes Cordeiro

Educação Física Licenciatura

1° Semestre

23/03/2017

Objetivos

Os objetivos principais da primeira aula pratica foram como realizar os primeiros socorros em situações acidentais que envolvem hemorragia, queimaduras e picadas de animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. Tem como foco as medidas certas que temos que tomar e o que não devemos fazer em cada situação, e os objetos que podemos usar para auxiliar as chances de sobrevida para o acidentado até a chegada do serviço médico especializado.

Materiais

Nessa aula aprendemos que podemos usar gases ou até mesmo fraudas ou lenços se não tiver gases por perto, esparadrapos, uma caneta ou objeto parecido para praticar o torniquete, equipamentos de proteção individual e outros.

Desenvolvimento da Aula

A aula começa explicando a hemorragia, o que é? Quais os tipos se sangramentos? E as medidas que temos que tomar. Aprendemos que hemorragia é a perda repentina de sangue do sistema circulatório. Existe a hemorragia externa e hemorragia interna. A hemorragia externa é quando o sangue é eliminado para fora do corpo e que pode ter varias origens como arterial, venosa ou capilar. Já a hemorragia interna ocorre quando há lesão de um órgão interno e o sangue fica retido nas cavidades do corpo. Mas antes de nos aprofundarmos mais em hemorragia, tivemos que aprender o que é choque, que se trata de um desequilíbrio ocorrido no organismo devido ao mal funcionamento entre coração, vasos sanguíneos e sangue. Podemos saber se a vitima está em choque observando os sinais como palidez, excesso de suor, náuseas, sensação de frio, visão turva e outros. A primeira medida para auxiliar uma pessoa com hemorragia externa é manter a calma e depois é o tampamento com compressão direta usando gases ou fraudas e lenços, e ficar atento , pois o socorrista não deve entrar em contato com a secreção da vitima. Realizar um tipo de curativo bem preso com certa pressão sobre a região afetada e outros.

O próximo tópico da aula foi queimaduras de pele, que é qualquer lesão ocasionada no organismo causada pela ação curta ou prolongada de altas temperaturas. Pode ser causada por contato direto com a chama, líquidos ferventes, sólidos superaquecidos, vapores quentes, entre outros. As queimaduras podem ser classificadas como 1°, 2° e 3° grau, sendo que a 1° afeta a parte superficial da pele sem formar bolhas, a 2° afeta camadas mais profundas e são caracterizadas pela formação de bolhas e a 3° afeta todas as camadas da pele, podendo causar microse do tecido ósseo. As primeiras medidas são interroper imediatamente o efeito das queimaduras, manter a vitima deitada, cortar todas as roupas que estão perto da área queimada, cobrir as feridas com gases sem apertar, e outros. O que não devemos fazer é colocar gelo, estourar as bolhas e etc.

O ultimo tópico estudado na aula pratica foi acidente com animais peçonhentos que com o intuito de se defender tem a capacidade de injetar em suas presas veneno. Vimos alguns exemplos de animais peçonhentos como cobras que assim que a vitima é picada, o mais certo a se fazer e leva-la imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. As aranhas que tem na maioria das vezes o tratamento voltado para controlar a dor e outros animais.

Conclusão

Concluimos então que o melhor a se fazer em todas a situações estudadas que primeiramente devemos procurar um serviço médico especializado e que antes da chegada desse serviço podemos fazer um atendimento inicial com a vitima com medidas simples e básicas de primeiros socorros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com