TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERIODIZAÇÃO PARA PACIENTE PÓS OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA

Por:   •  2/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA PATOLOGIA

O câncer de mama trata-se do crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais causadas por mutações no material genético da célula. Com essas mutações as células afetadas, além de se dividirem de forma descontrolada, passam a ter a capacidade de evitar a morte celular que seria normal no ciclo de vida de qualquer organismo, e também adquiri a capacidade de invadir tecidos adjacentes. Sendo assim, tumores malignos ou câncer, além de construir populações de células que crescem exageradamente, invadem outros tecidos diretamente ou pela circulação.

São utilizados diferentes termos para descrever o câncer de mama, como: carcinoma (começa na camada de revestimento); adenocarcinoma (começa no tecido glandular); carcinoma in situ (quando está na fase inicial); carcinoma invasivo (que já cresceu para além da camada de células onde se iniciou); saconoma (que começa em tecidos conjuntivos).

É importante que a paciente diagnosticada faça escolhas saudáveis, como alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos. Os exercícios diminuem o cansaço e as náuseas, efeitos colaterais do tratamento. Promovem também mais autonomia à paciente, aumentam o condicionamento cardiovascular, ajudam na perda de peso, melhoram a musculatura, aumentam a autoestima, reduzem as chances de um novo tipo de câncer, ajudam a paciente a relaxar e dormir com mais facilidade.

1.2 CUIDADOS QUE O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DEVE TER COM ESSE ALUNO

É comum que a paciente se sinta cansada com o tratamento, é um tipo de cansaço que não melhora após um período de descanso, uma maneira de melhorar essa fadiga é se exercitando. O ideal é começar aos poucos e ir aumentando a intensidade conforme a mesma se sentir mais disposta.

Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, é necessário se submeter a uma avaliação completa com o objetivo de identificar eventuais restrições de movimento ou uma anemia.

A prática de exercícios durante o tratamento depende da condição física da pessoa, idade, se possui doenças pré-existentes e se é um indivíduo sedentário. A mesma deve ser mais frequente do que intensa, respeitando sempre os limites do corpo para não comprometer o sistema imunológico que já se encontra fragilizado.

1.3 ANAMNESE

1.3 MICROCICLO

A aluna Rose, tem 51 anos, e segundo a avaliação realizada, possui dificuldade do movimento de abdução, não atingindo 20° do movimento devido ao pós operatório de câncer de mama.

Em relação a avaliação física, poderiam ser inclusos testes como o de flexímetro, para verificação do grau de abertura que a aluna tem ao realizar a abdução de ombro.

Para o uso do flexímetro é o aluno deverá estar em pé, lateralmente à uma parede, ombro do membro não avaliado encostado na parede. O flexímetro deverá estar posicionado no terço inferior do braço, logo acima do cotovelo, mas não sobre o cotovelo, na face posterior do braço. Inicia-se o movimento com o braço ao longo do corpo, zera-se o flexímetro, então executa-se a abdução. É importante evitar a movimentação do tronco, ou seja, o ombro do membro não avaliado deverá permanecer a todo o tempo em contato com a parede. Outro item que pode ser acrescentado na avaliação física é o protocolo de Pullock, sendo ele de 7 dobras cutâneas e também o Índice de Massa Corporal (IMC).

Antes da montagem do microciclo, a aluna passou por uma avaliação física onde foi possível obter os seguintes dados comentados abaixo.

Obs: Articulação gleno-umeral+cintura escapular, participação do músculo deltoide e supra-espinhal.

Dificuldade do movimento de abdução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com