TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: NOVAS PESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  26/5/2016  •  Bibliografia  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – UNINOVAFAPI

IAGO ALVES COSTA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: NOVAS PESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

TERESINA – PI

2016

IAGO ALVES COSTA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:  NOVAS PESPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação de uma pesquisa bibliográfica, como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina História da Educação Física, no Curso de Educação Física do Centro Universitário – UNINOVAFAPI.

Professor: Aureliano Machado

TERESINA – PI

2016

A formação profissional em Educação Física, surgiu no Brasil em meados da década de 80, firmando-se no início da década de 90. Herdou muita influência da concepção que vê a Educação Física como uma área de conhecimento (disciplina acadêmica) ou ciência, que seria responsável pela construção de conhecimentos científicos sobre o “homem em movimento” nas perspectivas biológicas, psicológicas, sociológicas, etc. (RANGEL, et al.).

Segundo (Brasil, 2004), citado por Pereira, et al. (2012, pag. 281) para o bacharel, as Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. n. 07/04) tem a orientação para a elaboração de uma formação intrínseca para cada área de conhecimento, com definições de perfis profissionais e carreiras, favorecendo assim as atribuições intelectuais que atendem às demandas sociais do mercado de trabalho.

A comissão de Especialistas em Educação física produziu as diretrizes para a área, em que reconheceu um novo cenário para a criação dos cursos e das identidades distintas para a atuação do professor de educação física, na educação básica e para o bacharel no mundo de trabalho não escolar (PEREIRA, et al., 2012).

De acordo com as diretrizes, o bacharel atua no campo de trabalho não escolar, em espaços como clubes, academias, áreas de lazer, iniciação esportiva, empreendimentos físico-esportivos, em projetos sociais, associações esportivas e recreativas, centros de reabilitação física e de educação para pessoas com deficiência, também exerce trabalhos em órgãos públicos e de iniciativa privada nos setores de administração, organização esportiva, recreativa e de lazer, lida com, projetos e eventos de esportes de aventura ligados à natureza (PEREIRA, et al., 2012).

Além desses mercados garantidos pela educação física, vislumbramos também possibilidades de setores de atuações em áreas como esportes marítimos, atividades físicas e esportivas de praia, prestação de serviço em condomínios, empresas e hospitais, consultorias, projetos e eventos, equipes multiprofissionais.

Resumidamente, o bacharel em educação física é um profissional capaz de mediar acadêmica e profissionalmente nos campos da prevenção, promoção, e reabilitação de pessoas. Na educação, realiza projetos sociais, age com esportes, lazer e gestão de empreendimentos dessa área. O inventario é extenuante, em razão de existir espaço para o bacharel em todos os contextos, em que se caracteriza atividades físico-esportivas fora da escola (PEREIRA, et al., 2012).

Alguns pesquisadores reconhecem que a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis (com prática regular de atividades e exercícios físicos) vem sendo valorizada pela sociedade e pelas organizações internacionais de saúde, especialmente pela comprovação de seus benefícios biológicos.

A ampliação das possibilidades de atuação do profissional de Educação Física para ambientes não tradicionais, tais como hospitais, equipes multiprofissionais, clínicas de reabilitação, grupos de terceira idade, ou mesmo a consolidação da intervenção em contextos habituais (como as academias de ginástica e musculação e os clubes esportivos) são motivados pela dinâmica do mercado e da sociedade (SALLES, et al., 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com