TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula

Instituição:

Professor(a):

Disciplina: Educação Física

Data: 16.12.2021

Tempo de aula: 50 minutos

Tema: Corrida de orientação

Conteúdos:

- Leitura de carta topográfica.

- Uso de bússola.

- Identificação dos pontos no terreno.

Objetivos:

 - Proporcionar a prática da corrida de orientação, bem como o uso e identificação dos principais itens necessários para a execução da corrida de orientação.

Desenvolvimento:

Atividade 1 – Reconhecendo a carta.

Neste momento serão distribuídas algumas cartas/mapas para que os alunos possam identificar nelas os símbolos, dos quais são classificados em sete grupos distintos e inseridos no mapa de forma a não sobrepor informações importantes que a área possa conter. Os grupos de símbolos são divididos de acordo as suas peculiaridades e especificados dentro dos padrões de cores pré-definidos. Como a seguir:

[pic 1]

Atividade 02: Após terem contato com diferentes cartas/mapas, os alunos receberão a carta/mapa da escola. Momento no qual o professor irá observar quais alunos identificarão o terreno escolar sem a necessidade de repassar tal informação.

Com o mapa em mãos, em duplas, os alunos deverão localizar 4 prismas que estarão previamente sinalizados no campo, bem como no mapa.

Atividade 03: Após todos os alunos terem localizado os prismas, serão orientados a usarem a bússola, encontrando o azimute. Neste momento o professor irá explicar como encontrar o azimute. Para concluir, ainda em duplas os alunos irão localizar mais 03 prismas fazendo uso da bússola.

Lembrando que as duplas devem largar com intervalo de tempo entre elas, para que uma dupla não siga a outra sem ter o esforço para localizar o prisma.

[pic 2]

Atividade 04 – Para finalizar a aula será realizada uma breve conversa sobre os pontos positivos e negativos da corrida de orientação.

Recursos Materiais:

  • Cartas/ mapas de orientação.(diversas)
  • Mapa da escola (10)
  • Prismas (7)
  • Picotador (7)
  • Bússola (20)

Avaliação:

Será avaliado o desempenho, capacidade de compreensão de comandos, comportamento durante o percurso executado, responsabilidade, honestidade, espirito de liderança e de corpo.

Referências:

  • DIAS, Junior; MORENO, Susamara. Introdução do esporte e leitura de mapas de Orientação. Volume I, 1ª Edição, Formato Digital. 2019.
  • OLIVEIRA, Emanuel de. Manual de leitura de mapas e de orientação para combatentes de incêndios florestais. Diponível em <https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-de-leitura-de-mapas-e-orientacao-para-combatentes-de-incendios-florestais-.pdf>  Acessado em 15.12.2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (99.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com