TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA NATAÇÃO PARA GESTANTES

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NATAÇÃO

MAYCON ZECLHYNSKI GROCHOCKI
VINICIUS SCARPIN
DENISE FERREIRA

GUSTAVO COSTA LARA

THIAGO CARVALHO DOS SANTOS

5º PERIODO BACHAREL

CURITIBA

2020

NATAÇÃO PARA GESTANTES

Trabalho para a matéria de Natação do Centro Universitário Campos de Andrade, como requisito parcial para obtenção de nota.

Orientador: Juliane Fechio

CURITIBA

2020

NATAÇÃO PARA GESTANTES

Relatório final, apresentado o Centro Universitário Campos de Andrade como parte das exigências para a obtenção da nota de Natação.

Curitiba,14 de Abril de 2020.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. ( Juliane Fechio)

RESUMO

A mulher quando recebe a notícia de que será uma futura mamãe se enche de alegria e de preocupações. Nesse momento passa pela sua mente muitas dúvidas e as transformações que irão ocorrer. Dentre as muitas incertezas, uma tem peso maior que é como ela irá se comportar durante os próximos nove meses, para beneficiar o bebê e a si própria. A literatura tem relatado que vem crescendo nos últimos tempos a procura por atividades físicas pelas futuras mamães que buscam ter uma gravidez saudável durante essa fase maravilhosa, tentando minimizar as preocupações que ela tem de cuidar da melhora da sua qualidade de vida e a do seu bebê. Vários autores têm mostrado que a mulher grávida que prática exercícios físicos regulares a ansiedade, as preocupações tendem a diminuir, e quando realizados na água dão maior segurança e conforto a futura mamãe.

O objetivo do nosso trabalho é abordar sobre a hidroginástica para gestantes, de forma que possamos compreender suas características. Desta forma, iremos entender a importância dessa modalidade e apresentar um plano de aula para ser aplicado na prática.

INTRODUÇÃO

  1. PROBLEMA

As gestantes estão cada vez mais procurando atividades físicas alternativas para manter a boa forma e preparo físico durante os nove meses de gestação. Uma destas práticas têm sido a hidroginástica, que vem adquirindo muitas adeptas. Durante a gestação sofrem modificações sistêmicas onde se inclui, os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso, urinário, sanguíneo e digestivo aparelho locomotor, (pelos e unhas), modificações genitais (a vulva, a vagina, os ovários, as mamas. A musculatura sofre com o aumento da divisão celular que proporciona dentro da cavidade abdominopélvica o crescimento do útero. É nesse período que ocorre um afrouxamento de tendões ligamentos e que a medida em que a gravidez progride tornam-se incapazes de agir como sustentadores. Portanto, considera-se importante um trabalho com exercícios específicos e adequados para a gestante. E uma forma destes exercícios serem aplicados é através da hidroginástica, enfoque principal deste trabalho.

JUSTIFICATIVA

Segundo OTTO (1991), a hidroginástica para gestantes tem por finalidade dar aos músculos que trabalharão no parto a tonicidade necessária ao mesmo tempo que tornará a mulher consciente de como relaxar seu corpo no período de dilatação. Desta forma o parto se concluíra mais rápido e com menor desconforto. A gestante durante a atividade física precisa de cuidados na execução dos movimentos, isso devido as formas que seu corpo irá tomar. A hidroginástica pode propiciar algumas vantagens para quem a pratica: facilitar os movimentos e redução dos impactos, melhorar a resistência aeróbica, m e l h o r a r a resistência muscular localizada, aumentar a flexibilidade, reeducação postural, diminuição do percentual de gordura.

Atividades físicas recomendadas durante a gestação

Ainda não existem recomendações padronizadas de atividade física durante a gestação. No entanto, frente à ausência de complicações obstétricas, o American College of Obstetricians and Gynecologists, recomendou que a atividade física desenvolvida durante a gestação, tenha por características exercícios de intensidade regular e moderada, com o programa voltado para o período gestacional em que se encontra a mulher, com as atividades centradas nas condições de saúde da gestante, na experiência em praticar exercícios físicos e na demonstração de interesse e necessidade da mesma.

Alguns tipos de atividades físicas como exercícios leves na água, caminhada e bicicleta, já vêm se destacando como prática de atividade física durante o período gestacional. Para Katz, a natação é a mais recomendada para a gestante, devido à propriedade inerente do corpo na água, isto é, a flutuabilidade. A atividade física na água é benéfica para os joelhos e geralmente é mais relaxante que outros tipos de exercícios, especialmente os exercícios de força como a musculação. A natação, reduz ainda a frequência de edema que é um efeito comum na gestação, porém desconfortável. O efeito da água fria sobre o corpo serve também como termorregulador, proporcionando ao feto a possibilidade de maior estabilidade frente à elevação de temperatura e a subsequente diminuição do suprimento de sangue. A temperatura ideal da água deve ficar entre 28ºC e 30ºC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (461.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com