TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 120Hs - Licenciatura Educação Física

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  13.253 Palavras (54 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Antonio Wilemar dos Santos

RA 2802868818

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

150 HORAS

Miranda - MS

2017

Antonio Wilemar dos Santos

                                                                                 Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em

                                                                                     EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIDERP para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II

                                                                                   Professores:        Mcº Mario Carlos Welin Balvedi, Mcº João Paulo Manfré dos Santos, Túlio Bernardo Macedo Alfano Moura, Raphael GustavoTesta, Eloise Werle de Akmeida, Alexandre Schubert

.

Miranda - MS

2017


SUMÁRIO

1. DADOS DA ESCOLA               1

2. RESENHA CRÍTICA - Atividade 1         2  a 3

3. PLANO DE AULA BIMESTRAL - Atividade 2         4  a 5

4. ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA - Entrevista (Atividade 3)         6  a 7

5. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO         8.a 37

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS               38

1

DADOS DA ESCOLA

Nome da escola: Escola Estadual Caetano Pinto

Endereço: Av. Afonso Pena, 189 - Centro                           Cep: 79380-000

Cidade: Miranda                                                                     Estado: MS

Telefone de contato: (67) 3243-1003

E-mail: eecp@sed.ms.gov,br

CNPJ: 02.585.924/0236-88

Responsável (Diretor (a): Edina Barbier da Silva

Séries ofertadas: 2º ano 9º ano Ensino Fundamental / 1º à 3º ano Ensino Médio

Número de alunos: 761

2

ATIVIDADE 1

RESENHA CRÍTICA

“A importância do planejamento das aulas para a organização do trabalho do professor em sua pratica docente” escrito por Patrícia Pereira Penkal de Castro, Cristiane Costa Tucunduva e Elaine Mandelli Arns e publicado pela revista científica de educação Athena.

O planejamento na educação vem sendo definido desde o século passado (com a revolução comunista), passando a ser usado para resolver questões mais complexas na sociedade para alcançar melhores objetivos. Alguns educadores criaram muita resistência em adotá-lo, uma vez que deveria seguir um regime político e limitado ao trabalho do professor. Seguindo de forma precária e sem desempenhar seu objetivo principal o planejamento foi reconhecido no campo escolar como uma importante ferramenta para organizar e subsidiar o trabalho do professor (como ato de planejar e de como organizar idéias e informações). Existem alguns conceitos de planejamentos que mostram ao professor sua importância, funcionalidade e a relação entre eles, sendo o planejamento uma espécie de garantia de resultados.

Um bom professor planeja suas aulas e afirma que a experiência profissional, a partir do conhecimento da realidade e necessidade dos alunos. Devendo preocupar-se em aperfeiçoar e formar bons cidadãos, capazes de realizar suas próprias escolhas. Sendo de suma importância todos os aspectos e etapas do planejamento, que são: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. Quando o professor toma ciência dessas etapas, está apto a construir e utilizar um adequadamente planejamento. Vários são os modelos e esquemas de planejamento, não existindo também  um modelo melhor ou pior do que o outro, cabendo ao professor escolher aquele que atenda as suas necessidades bem como as de seus alunos, que seja funcional e que de bons resultados.

O Planejamento Escolar requer pesquisa, estudo, planos de médio e longo prazo, levantamento de recursos humanos e materiais, sendo uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. São modalidades que constituem um planejamento: O plano de ensino, o plano de aula e o de escola, que vem a ser um modelo de articulação do professor, visando refletir conteúdos, métodos, objetivos e etc.

3

O planejamento é de suma importância para o trabalho docente, sendo necessário ao professor que a partir do conhecimento dos alunos, antecipa suas ações e achando o melhor caminho para o aprendizado. Também é recomendável para os que estão iniciando sua vida docente, servindo como um norteador de suas ações.

Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Se o docente quer transformar a realidade em que se encontra e garantir melhoria em sua prática pedagógica, vale ressaltar que somente será possível através do seu planejamento, que é a forma sistemática de organizar ações e comportamentos individuais e coletivos.  

Para que qualquer profissional consiga obter sucesso no processo ensino e aprendizagem, inserido no ambiente chamado escola é necessário para tal muitas ações e uma delas é o planejamento, que se faz

necessário em todas as áreas da atividade humana. Afinal, para todo ato existe um plano anterior, para que o mesmo seja executado com melhor resultado possível. Como é possível observar:
Qualquer atividade sistemática, para ter sucesso, necessita ser planejada. O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. Não se pode improvisar educação, seja qual for seu nível.  As atividades docentes têm necessidade absoluta de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.6 Kb)   pdf (474.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com