TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Semestre Licenciatura Matematica

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 12

Licenciatura em matemática

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PASSO 1        4

2.2        PASSO 2        8

2.3        PASSO 3        9

2.4        PASSO 4        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A matemática é uma parte fundamental do pensamento e da lógica humanos, e parte integrante das tentativas de compreender o mundo e a nós mesmos. A matemática fornece uma maneira eficaz de construir disciplina mental e encoraja o raciocínio lógico e o rigor mental. Além disso, o conhecimento matemático desempenha um papel crucial na compreensão do conteúdo de outras disciplinas escolares, como ciências, estudos sociais e até mesmo música e arte.

A matemática tem um caráter transversal. Se refletirmos sobre a história do currículo em geral, então a matemática (geometria e álgebra) foram duas das sete artes liberais em grego, bem como na época medieval. Esse papel histórico apóia a noção de que a matemática forneceu a disciplina mental necessária para outras disciplinas. A alfabetização matemática é um atributo crucial dos indivíduos que vivem vidas mais eficazes como cidadãos construtivos, preocupados e reflexivos. A alfabetização matemática inclui habilidades computacionais básicas, raciocínio quantitativo, habilidade espacial, etc.

A matemática é aplicada em vários campos e disciplinas, ou seja, conceitos e procedimentos matemáticos são usados ​​para resolver problemas em ciências, engenharia, economia. (Por exemplo, a compreensão de números complexos é um pré-requisito para aprender muitos conceitos em eletrônica.) A complexidade desses problemas muitas vezes requer conceitos e procedimentos matemáticos relativamente sofisticados, quando comparados ao conhecimento matemático mencionado anteriormente.

Nesse contexto, este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PASSO 1

A área de um polígono é definida como a área delimitada pelo limite do polígono. Em outras palavras, dizemos que a região que é ocupada por qualquer polígono dá sua área. Nesta lição, aprenderemos a determinar a área dos polígonos e encontrar a diferença entre o perímetro e a área dos polígonos em detalhes.

A definição da área de um polígono é a medida da área que o envolve. Como os polígonos são formas planas fechadas, a área de um polígono é o espaço que ele ocupa em um plano bidimensional. A unidade da área de qualquer polígono é sempre expressa em unidades quadradas. Observe a figura a seguir que mostra a área de um polígono em um plano bidimensional. O perímetro e a área dos polígonos são valores mensuráveis ​​que dependem do comprimento dos lados do polígono. Para diferenciar entre os dois, é necessário entender a diferença básica entre perímetro e área.

Um polígono pode ser categorizado como regular ou irregular com base no comprimento de seus lados. Assim, essa diferenciação também traz uma diferença no cálculo da área dos polígonos. A área de alguns polígonos comumente conhecidos é dada como:

Área do triângulo = (1/2) × base × altura
Também podemos encontrar a área de um triângulo se o comprimento dos seus lados for conhecido usando a fórmula de Heron que é, Área = \ (\ sqrt {s (sa) (sb ) (sc)} \), onde s = Perímetro / 2 = (a + b + c) / 2, a, b e c são o comprimento de seus lados.√s(s-uma)(s-b)(s-c)s(s-uma)(s-b)(s-c), onde s = Perímetro / 2 = (a + b + c) / 2, a, b e c são o comprimento de seus lados.

Área do retângulo = comprimento × largura

Área do paralelogramo = base × altura

Área do trapézio = (1/2) × (soma dos comprimentos de seus lados paralelos ou bases) × altura

Área do losango = (1/2) × (produto das diagonais)

Para calcular a área de um polígono, deve-se primeiro saber se o polígono dado é um polígono regular ou um polígono irregular.

Área de polígonos regulares

Um polígono regular é um polígono que tem lados e ângulos iguais. Assim, a técnica para calcular o valor da área de polígonos regulares é baseada nas fórmulas associadas a cada polígono. Um polígono irregular é uma forma plana fechada que não tem lados iguais e ângulos iguais. Assim, para calcular a área de polígonos irregulares, dividimos o polígono irregular em um conjunto de polígonos regulares de forma que as fórmulas para suas áreas sejam conhecidas. Sendo assim, diante deste contexto, apresenta-se abaixo uma atividade que será proposta aos estudantes por meio do Google Sites relacionada à Geometria Plana, com o tema de áreas de polígonos.

Título da atividade: Cálculo da área de polígonos

Conteúdo: A área de um polígono regular pode ser calculada usando o conceito de apótema. O apótema é um segmento de linha que une o centro do polígono ao ponto médio de qualquer lado perpendicular a esse lado.

Objetivo: Identificar a área do polígono apresentado

Tipo de atividade: Resolução de problema

Competência: Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral. O desenvolvimento dessa competência específica, que é bastante ampla, pressupõe habilidades que podem favorecer a interpretação e compreensão da realidade pelos estudantes, utilizando conceitos de diferentes campos da Matemática para fazer julgamentos bem fundamentados.Essa competência específica contribui não apenas para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, mas também para a formação científica geral dos estudantes, uma vez que prevê a interpretação de situações das Ciências da Natureza ou Humanas. Os estudantes deverão, por exemplo, ser capazes de analisar criticamente o que é produzido e divulgado nos meios de comunicação (livros, jornais, revistas, internet, televisão, rádio etc.), muitas vezes de forma imprópria e que induz a erro: generalizações equivocadas de resultados de pesquisa, uso inadequado da amostragem, forma de representação dos dados – escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (440.8 Kb)   docx (322.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com