TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ADRIELE FELEX DE LIMA– R.A. 8036917


CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Bacharelado

SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE

 

  

MACEIÓ - AL
2019

  1. Quais são as limitações do modelo biomédico?

Limitações como a impossibilidade de oferecer respostas conclusivas ou satisfatórias para muitos problemas ou, sobretudo, para os componentes psicológicos ou subjetivos que acompanham, em grau maior ou menor, qualquer doença. Outra limitação  significativa diz respeito aos custos envolvidos nas novas tecnologias médicas para cujo enfrentamento os indivíduos ou o serviço público de saúde se sentem cada vez mais impotentes. Ou seja problema central do modelo biomédico não reside em uma espécie de maldade intrínseca que o caracterizaria, mas no fato de que ele é demasiado restrito no seu poder explicativo, o que implica em óbices importantes para a prática de médicos e pacientes. Tal como ressalta Bennet (1987), médicos sensíveis estão insatisfeitos com o referido modelo, não propriamente porque o mesmo não responde a muitos dos problemas clínicos e sim, devido ao fato de que se dão conta das reações psicológicas dos seus pacientes e dos problemas socioeconómicos envolvidos na doença, mas não vêem como incorporar essas informações na formulação diagnostica e no programa terapêutico. (Barros. 2002).

  1. O que é o fenômeno da medicalização?

medicalização pode ser entendida como a crescente e elevada dependência dos indivíduos e da sociedade para com a oferta de serviços e bens de ordem médico-assistencial e seu consumo cada vez mais intensivo (Barros, 1984). Essa intromissão desmesurada da tecnologia médica passa a considerar como doença problemas os mais diversos (situações fisiológicas, problemas cuja determinação são, em última análise, fundamentalmente, de natureza econômico-social), como tal demandando, para sua solução, procedimentos médicos.  (Barros. 2002).

REFERENCIA

BARROS, J. A. Pensando O Processo Saúde Doença: A Que Responde O Modelo Biomédico?. Disponível em : acesso em 05 de Mai. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com