TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

GABRIEL ALVES CORRÊA - 8082655

PORTFÓLIO: DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

BATATAIS

        2019        

GABRIEL ALVES CORRÊA

PORTFÓLIO: DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde como requisito parcial para a obtenção de avaliação.

Orientador: Prof. Dra. Maria Beatriz Ferreira Gurian.

BATATAIS

2019

  1. Trace um programa de exercícios para um paciente de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente.

Primeiramente, será realizada uma avaliação da história clínica recente com o teste ergométrico para avaliação cardiovascular e verificação de doenças arteriais periféricas, retinopatia, doença renal e neuropatia autonômica. O aluno será instruído a utilizar roupas leves e confortáveis, calçados, palmilhas e meias apropriados para a realização do exercício. A hidratação será um foco muito importante no período pós e durante a atividade física. Ele também será orientado a observar se haverá surgimento de feridas e bolhas antes e ao final do exercício.

Com pelo menos quatro dias por semana, fora do estágio hipoclicêmico, o indivíduo realizará 2 dias de exercícios aeróbios, sendo eles, caminhada com o método de treinamento “fartlek”, que consiste em desenvolver seu percurso em variações de intensidade, e bicicleta trigonométrica, esses exercícios terão como objetivo proporcionar uma melhora no consumo máximo de oxigênio por minuto e maior resistência cardiorrespiratória durante os exercícios. Os outros dois dias terão o foco em exercícios contra - resistência, divididos em membros inferiores e membros superiores com intensidade moderada, levando em consideração quatro princípios do treinamento, sobrecarga, especificidade, individualidade biológica e reversibilidade. Para membros superiores, o foco será dado no fortalecimento do “core”, para que o controle respiratório seja mais eficiente nos outros exercícios. Para membros inferiores, será realizado um trabalho de fortalecimento de pernas em toda a sua amplitude juntamente com uma série de alongamentos após a seção de exercícios, o intuito desses exercícios é possibilitar um aumento na resistência, força, potência e mobilidade para a realização dos demais exercícios e atividades cotidianas.

  1. Diversos estudos revelam que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente, masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios os sobre a hipertensão arterial.

Tendo em vista que meu paciente está com um índice de massa corpórea de 29.1, ou seja, com sobrepeso e risco de Obesidade Grau I, eu diria a ele que realizar uma mudança de sua rotina diária para uma prática de atividade física regular, traria diversos benefícios como: prevenção do aumento da pressão arterial associado a idade, redução da pressão arterial sistólica e diastólica, redução de monitoração ambulatorial da pressão arterial. Por fim, apontaria os estudos que mostram esses resultados afim de provar e motiva-lo a começar ou retornar a praticar exercícios físicos, dizendo que os mesmos não causam malefícios em sua prática se são bem estruturados, periodizados e acompanhado de um Educador Físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com