TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO PORTFÓLIO DE BIOQUIMICA

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  1.424 Visualizações

Página 1 de 12

                        [pic 1]

BIOQUÍMICA


                                              Aluno: Alex Sandro Gonzales Rodrigues

                                               Curso: Bacharel em Educação Física

                                               Professor: Marcel Freeza Pisa

Campo Grande, 6 de Março de 2015

1 – Escolha três compostos inorgânicos e três orgânicos e descreva suas características químicas e suas funções na célula animal

Primeiramente temos que definir o que vem a ser composto orgânico e composto inorgânico. Composto orgânico são todos os compostos químicos que têm em sua estrutura química ligações de carbono e o ramo da química que estuda esse tipo de composto é a química orgânica. Já os compostos inorgânicos são todos os compostos que não tenham o carbono em sua estrutura, o ramo que estuda os compostos inorgânicos é a química inorgânica. De forma prática, a nível celular podemos citar como compostos orgânicos: carboidratos, proteínas, lipídios e os ácidos nucléicos, e os compostos inorgânicos que podemos citar são: água e sais minerais

Veremos agora três exemplos de compostos inorgânicos e a seguir, três compostos orgânicos com suas respectivas características, bem como a importância deles no nosso organismo

Os compostos orgânicos que falaremos são: carboidrato, proteína e por fim os lipídios.

Carboidratos

 São as principais fontes de energia celular e também são constituintes estruturais importantes das membranas celulares e da matriz extracelular. São os açúcares encontrados em abundância na natureza, constituídos basicamente por um átomo de carbono, dois de hidrogênio e um de oxigênio. Os três grupos encontrados são:

  • Monossacarídeos: São os mais abundantes e simples encontrados na natureza, formados basicamente de 3 a 7 átomos de carbono. Sua fórmula base é CN(H2O), onde n varia de 3 a 7. Exemplos de monossacarídeos: Glicose (açúcar encontrado na maioria dos seres vivos) e Frutose (açúcar encontrado nas frutas): chamados de hexoses por apresentarem 6 átomos de carbono em sua molécula(C6H12O6).
  • Dissacarídeos: São carboidratos formados pela união de dois monossacarídeos. Essa ligação de monossacarídeos é feita pela chamada ligação glicosídica, no qual um grupo de OH de uma molécula se liga ao outro grupo de OH da outra molécula, havendo perda de uma molécula de água (H2O). Sua fórmula geral é C12H22O11. Exemplos de alguns dissacarídeos: sacarose (glicose+frutose) encontrada na beterraba; lactose (galactose+glicose) encontrada no leite; maltose (glicose+glicose) encontrada em cereais.
  • Polissacarídeos: São carboidratos formados pela ligação de vários monossacarídeos (mínimo de 11) por meio de ligações glicosídica. Podem ter a função de reserva energética e estrutural. Exemplo de polissacarídeo:  glicogênio (de origem animal) -  reserva energética que é armazenada no fígado e tecido muscular, quando as células necessitam de energia, o fígado através de reações químicas converte então o glicogênio armazenado em glicose que é então utilizado pelo metabolismo das células).

Falaremos agora sobre a importância celular dos carboidratos e seus tipos, falaremos um pouco sobre a importância dos mesmos na atividade física. Os carboidratos são as principais em fornecer energia para a atividade física com intensidade moderada e duração prolongada e também em exercícios de alta intensidade e curta duração. Os carboidratos consumidos através da dieta do indivíduo são degradados e sintetizados na forma de glicogênio (carboidrato polissacarídeo), podendo ser do tipo muscular (armazenado na própria fibra muscular e usado como fonte de energia para a própria fibra muscular quando exigida, por exemplo, em um exercício intenso) e do tipo hepático (armazenado no fígado e cuja função é a manutenção da glicose entre as refeições), o conteúdo do glicogênio estocado em nosso corpo é limitado, no tecido muscular é de aproximadamente  14 - 18 g/kg de massa úmida (total aproximado de 250 a 400g nos músculos). O glicogênio armazenado no fígado é de cerca de 80 a 110g e pode ser liberado na corrente sanguínea para a manutenção da glicose a mais ou menos 0,9g por litro. Podemos observar que o estoque do glicogênio é limitado, e isso influenciará por quanto tempo você poderá se exercitar, quando você fica extremamente cansado e com vontade de parar, é porque esses estoques de glicogênio estão muito baixos. Por essas considerações podemos ver o quão importante é uma boa estratégia de ingestão de carboidratos para um bom desempenho na atividade física, pois a ausência do mesmo acarretará a fadiga, que está associada, na maior parte com a falta de glicogênio, hipoglicemia (baixo índice de glicose no sangue) e desidratação, não podemos achar que é importante a ingestão de carboidratos apenas antes do treino, mas também se ater a uma boa estratégia de ingestão de carboidratos no pós-treino para a recuperação dos estoques de glicogênio tanto hepático quanto o muscular. Também podemos acrescentar a importância de consumir carboidratos durante o exercício físico para a manutenção dos índices de glicose. Especialmente em atividades físicas de longa duração, ou quando o atleta está treinando em ambientes hostis (calor, frio, ou altitude).

Proteínas

 São macromoléculas fundamentais na constituição do nosso corpo, podemos dizer que praticamente tudo no nosso corpo tem a participação das proteínas, são componentes de cada célula e cada organela o nosso corpo, e podem ter funções estruturais ou enzimáticas. Como dissemos que são macromoléculas, então já podemos deduzir que as proteínas são constituídas de unidades menores. As proteínas são constituídas por cadeias de monômeros chamados de aminoácidos. Um aminoácido é um ácido orgânico no qual a sua constituição química é a seguinte: o carbono unido ao grupo carboxila ( --COOH) também está ligado a um grupo amina ( --NH2 ), e esse carbono também está ligado a um radical R, que é o que faz a diferença na constituição dos diferentes tipos de aminoácidos. Para entendermos melhor veja o esquema geral o aminoácido abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (290.4 Kb)   docx (125.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com