TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESÂNIMO OU FALTA DE POSTURA ÉTICA

Por:   •  24/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESÂNIMO OU FALTA DE POSTURA ÉTICA

CURITIBA, 31 DE MARÇO DE 2014

1 – INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

A educação física na escola, principalmente nas séries iniciais, tem um papel fundamental no desenvolvimento geral da criança, desde que seja trabalhada de uma forma que respeite a faixa etária de cada série, sendo o professor além de um aplicador de conteúdos, deve estar sempre atualizado com seu contexto, proporcionando um real valor a sua aula, e muito mais do que isso, deve ter conhecimento dos seus direitos e deveres dentro da sua ética profissional.

O exercício de uma profissão exige uma determinada predisposição de carácter, um pendor ou uma vocação que não se restringe apenas a possíveis qualidades técnicas, mas, também, uma convicção pessoal e social de quem vai atuar nela. Toda profissão para ser exercida deve estar fundamentada em três sustentáculos: a técnica, o aprimoramento profissional e a ética. (DRUMOND, et al 2003, p.56)

Em consequência dessa relação, o professor deve estar ciente de que seu trabalho pode trazer uma boa relação entre prática e conhecimento, uma vez que o mesmo torna-se não só um motivador de saúde, mais também, um formador de indivíduos crítico participativos.

“O profissional de Educação Física, na sua responsabilidade perante o seu aluno deve ajudar a proteger seu bem maior que é a vida”. (SILVEIRA, 2002)

A falta de motivação de um profissional, seja de qualquer área trabalhada, pode estar ligada com vários fatores determinantes, principalmente quando está relacionado a questões financeira e emocional.

No entanto, a presença destes fatores não pode interferir diretamente na relação profissional que o professor assume quando se dedica a ser atuante na área trabalhada.

Segundo Siqueira e Campos (2008, p.18) “O profissional ao atuar na área deverá ser possuidor de qualidade, competência, atualização técnica, científica e moral e, por essa razão, registrando legalmente, submete-se a todas a regras e regulamentos que controlam sua responsabilidade quando do exercício do profissional.”

1.2 PROBLEMA

A falta do ego profissional esta ligado diretamente ao baixo desempenho nas aulas?

O professor de Educação Física dentro de sua ética busca ser um verdadeiro profissional?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Analisar e comparar alguns fatores determinantes do baixo desempenho de alguns professores da área da Educação Física na escola.

1.3.2 Objetivo Específico

Verificar as possibilidades que levam o professor de Educação Física a falta de conhecimento de seus deveres.

Colocar em questão o dever de um formador de indivíduos crítico participativo.

1.4 JUSTIFICATIVA

Alguns professores de Educação Física escolar, encontram dificuldades em aplicar e desenvolver seus conteúdos, muitas vezes por comodismo, onde o profissional deixa de buscar mais conhecimento para agregar em sua aula, ou, quando há um bloqueio quase que automático quando está diretamente envolvido com uma questão que pode ser encarada como um desmotivador pelo profissional da área, como um ambiente inadequado de trabalho ou falta de domínio de turma.

O individuo desta área, principalmente quando ainda na condição de acadêmico, deve ter conhecimento da realidade do que e com o que estará trabalhando, quais dificuldades irá enfrentar, e quais possibilidades de aprimoramento poderá desenvolver, pois se tratando de processo ensino aprendizagem, o mesmo assumi uma responsabilidade no desenvolvimento de um cidadão crítico participativo.

Muitas vezes na hora de lidar com questões diferentes da realidade do seu ambiente de trabalho, principalmente quando colocadas em prática, alguns professores se opõem, colocando de lado a sua real responsabilidade, mostrando de forma clara o seu despreparo, e mais ainda, deixando de passar o conhecimento que deveria estar contribuindo para vida do aluno, atrasando assim o processo de aprendizagem, que muitas vezes já inicia-se com um certo atraso.

A proposta deste trabalho é tentar identificar alguns fatores que podem ser determinantes na hora de avaliar o grau de dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com