TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Basquete

Por:   •  3/8/2021  •  Abstract  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: BASQUETE

IDADE:10/12

PLANO DE AULA

TEMA: Controle de bola e passe

MATERIAL: Bola de basquete, adesivo/fita isolante, cordas, bambolês, cones

OBJETIVO: Ensinar os fundamentos básicos do basquete: controle de bola e passe.

PRIMEIRA PARTE DA AULA  - Aquecimento

  • PEGA-PEGA COM DRIBLE

Alguns alunos vão ser pegadores, e o resto fugitivos todos os alunos tendo que se deslocar driblando a bola de basquete, quem for pego fica congelado no lugar batendo bola, até uma pessoa não congelada encostar nela.

SEGUNDA PARTE DA AULA – Aula Propriamente Dita ou Parte Principal da Aula

  • Andar com bola entre as pernas

Os alunos vão se posicionar na linha de fundo e irão até a outra linha de fundo, andando passando a bola entre as pernas.

  • Passe

Nas paredes da quadra o professor vai fazer uma marca com adesivo/fita isolante preta (que diferencie da cor da parede) uma pra cada aluno. Nessa marca que será o ponto fixo os alunos vão treinar passe de peito jogando a bola exatamente na marca/ponto fixo, o intuito é treinar o passe de peito, e no que a bola bate na parede ela volte direto para o aluno. Treinar com esse mesmo ponto fixo o passe picado, a bola quica no chão e bate lá no ponto fixo.

  • Passes em duplas

Os alunos irão formar duplas, o professor irar colocar cones um atrás do outro. Dupla vai começar trocando passe no cone pertinho e vão avançando para os cones de trás, ou seja vai aumentando a distância para as trocas de passes.

  • Bobinho

Os alunos irão ficar em círculo, dependendo da quantidade de alunos será necessário dois círculos. Caso sejam poucos, um círculo só está bom. Em círculos o professor escolhe um para ser o bobinho, que ficara no meio do círculo tentando roubar a bola e se conseguir vai pro lugar de quem não conseguiu pegar a bola, enquanto os alunos que formam o círculo devem trocar passes entre si, porem o aluno que recebeu a bola não pode repetir o mesmo passe que o seu colega fez lhe mandando a bola ou seja não pode ter o mesmo passo duas vezes seguidas. Como por exemplo o Aluno A jogou para o aluno B com passe de peito, o aluno B ao jogar para o aluno C não pode usar passe de peito.

  • Drible dentro do arco

Vamos utilizar um bambolê com uma corda amarrada nele. Os alunos se dividirão em filas posicionadas atrás da linha lateral, o primeiro da fila vai ser o que vai driblar e o segundo que vai puxar o bambolê até a outra linha lateral, e quando voltarem o que estava puxando vai driblar e o próximo da fila vai puxar e assim por diante. O que está puxando vai puxar a corda com o bambolê e o outro vai driblando a bola dentro do arco (ou pelo menos tentando driblar dentro do arco, e sim é com bambolê em movimento), vai até a outra linha lateral e vai voltar do mesmo jeito.

  • Troca de mão

Alunos irão se descolar batendo bola de uma linha lateral até a outra, e quando chegarem no cone vão trocar bola de mão, cada cone troca a bola de mão. Na volta eles irão trocar de mão e voltar pra mesma mão, drible em V. Se não conseguirem irão tentar primeiro sem está em movimento para depois treinarem se movimentando até os cones.

TERCEIRA PARTE DA AULA – Volta à calma

  • Bola passada por cima

Os alunos vão ficar em um círculo sentados no chão e irão passar a bola para trás, depois quando passar por todos os alunos vão passar a bola para a frente, quando acabar vão passar a bola rolando do lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com