TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Educação Física adaptada

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

NOME COMPLETO: Rafael da Silva Martins

DATA: 07/04/2019

TURMA: Boa Esperança

TUTOR: Sandrine Montes

DISCIPLINA:  EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

Plano de Aula

Turma: 7ª série - Matutino

Turma com 20 alunos (mista)

Tema: Vivenciando Práticas Novas

Objetivo: Promover a integração entre os alunos e portadores das deficiências físicas e/ou sensoriais, compreendendo os desafios das aulas de Educação Física.

Problematizar as situações de locomoção provenientes do ser deficiente físico e/ou sensorial;

Vivenciar práticas corporais adaptadas para deficientes físicos e/ou sensoriais que viabilizem o aprimoramento de habilidades específicas, tais como, espaço temporal e lateralidade; além de vivenciar a diversidade de esportes adaptados, vôlei sentado;

Turma de inclusão: Possue 3 alunos cadeirantes

Justificativa:

É de conhecimento de todos que no ambiente escolar nos deparamos com a problemática da “inclusão” de indivíduos com deficiência na sociedade, tal problemática, muitas vezes, é abordada a partir da presença de um aluno com necessidades especiais, sem uma reflexão prévia sobre possíveis ações pedagógicas viáveis ao respeito público.

Sabe-se que é dever do professor fazer com que a inclusão nas aulas de Educação Física aconteça naturalmente, assim os alunos poderão vivenciar as modalidades esportivas sem qualquer distinção. Assim, torna-se  necessário muita das vezes realizar práticas corporais adaptadas, para se facilitar o ensino, pode-se ainda alterar algumas regras e criar outras para um melhor desenvolvimento dos alunos na aula, utilizando de esportes já conhecidos dos alunos, vivenciando cada modalidade e possibilitando brincar enquanto se aprende, sem discriminação.

Recursos Necessários: Quadra, rede, bola, apito, som e pendrive com músicas.

Desenvolvimento:

Atividade 1: 5 min

Estando na quadra, pedir que os alunos sentados, experimentem o deslocamento pelo espaço. Na seqüência, o professor deve propor um Alongamento e soltar uma música para aquecimento.

Atividade 2: 15 min

Nesse momento, pedir que os alunos se dividam em dois grupos todos ficarão sentados. Um grupo se posicionará na linha de fundo de um lado da quadra e o outro grupo espalhado na quadra adversária. Posicionar a rede a 1metro do chão. No grupo 1, o primeiro aluno se desloca sentado até o centro de sua quadra, onde estará uma bola de voleibol. Ele então lança a bola para a quadra adversário e o grupo 2 tenta agarrar a bola, sem deixar que ela toque no chão. Feito isso, o aluno que lançou a bola se dirige para o final da fila e o próximo realiza o mesmo movimento. Quando todos de um mesmo grupo já tiverem lançado a bola, os grupos trocam de função e o grupo 2 passa a lançar a bola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com