TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula ressignificado (fugindo do tecnicismo): Basquete na escola: experimentando os movimentos de forma lúdica, dinâmica e rica de informações.

Por:   •  27/11/2018  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVESIDADE FEDERAL DO PARANÁ - DIDÁTICA - EM 001

NOME: Amanda Vitoria de Souza Santos - Acadêmica de Educação Física (Licenciatura) 4º período. UFPR

PLANO DE AULA RESSIGNIFICADO (FUGINDO DO TECNICISMO) - METODOLOGIA DIDÁTICA

TEMA: Basquete na escola: experimentando os movimentos de forma lúdica,

dinâmica e rica de informações.

GRUPO DE TRABALHO:

8º Ano: de 12 a 14 anos e

9º Ano: de 13 a 15 anos

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS:

Nesta aula será retratado, o cognitivo, demonstrações por parte do professor, memorização, execução de movimentos sendo desenvolvido habilidades motoras específicas, trabalhando a agilidade, concentração, visão periférica, força e mira, exploração corporal a partir de cada atividade, competitividade e capacidades estratégicas.

METODOLOGIA:

• Inicialmente, será feito uma roda de conversa para o conhecimento da turma, em seguida seria apresentado o tema da aula, logo a professora deve questionar a turma a respeito do que sabem sobre a modalidade basquetebol e quais regras conhecem e como surgiu. Após tantas respostas incertas, a professora irá responder tais questões e novas questões que surgiram durante a conversação com auxílio de imagens (podendo ser impressas ou através de telão), dado isto como uma breve introdução da modalidade.

• Num segundo momento, seria realizado uma prática dos fundamentos básicos, com base no que foi explicado na introdução do tema, começando com o bater da bola, primeiramente com uma só mão, depois somente com a outra, e logo em seguida alternando com as duas mãos, seguindo adiante seria passado a proteção de bola com ela quicando, e com ela parada, sendo assim não podendo dar mais que dois passos com a posse de bola... em seguida, o passe, sendo o de peito, o quicado e o por cima da cabeça, e já passando a recepção de bola, e por fim, o moldem de arremesso.

• Num terceiro momento, seria trabalhado uma atividade de proteção e posse de bola, onde os alunos deverão todos estar com uma bola e dentro do círculo central da quadra, e deverão bater bola e protege-la e tentar tirar

a bola do outro para fora da área delimitada (o círculo) sem perder a posse de bola, aquele que tiver sua bola para fora do círculo perderá e deverá sair e realizar 2 arremessos na cesta. Após um número significante de alunos terem saído do círculo, os que restaram deverão executar a mesma atividade só que dentro da área de lance livre apenas, os que forem saindo deverão se deslocar para o outro lado da quadra e executar 2 lances livres. O último que permanecer dentro da área delimitada, vence a brincadeira.

• E por fim um feedback com os alunos e alunas, dando voz aos alunos para expressarem o que mais gostaram, e o que menos gostaram, o que foi mais difícil e o que foi mais fácil, e uma explicação pelo professor da importância de cada atividade a respeito da modalidade. Vale ressaltar que está aula foi preparada para manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com