TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO O Papel Da Escola Na Desconstrução Do Preconceito E Discriminação

Monografias: PLANO DE AÇÃO O Papel Da Escola Na Desconstrução Do Preconceito E Discriminação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 OBJETIVOS 5

4 DESENVOLVIMENTO 6

5 CRONOGRAMA 8

6 CONCLUSÃO 10

7 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Devemos refletir acerca do papel da escola na desconstrução do preconceito e discriminação.

Vale ressaltar, que os educadores que se encontram no exercício de sua profissão sentem dificuldades perante certas situações de preconceito e discriminação, isso se deve ao processo de assimilação de uma ideologia superior imposta no âmbito escolar, quando eram educados. É perceptível que dentro da escola constantemente, ocorrem casos de discriminação, onde na maioria das vezes, os educadores tentam camuflar a pratica do preconceito dizendo: “o que é isso meu filho? Respeite o seu colega, ele é igual a você!” Esta é uma pratica que acaba deixando o aluno sem autoestima, pois o professor deveria conversar com os alunos e mostrar que fenotipicamente eles são diferentes mas com seus respectivos valores e identidade, que os engrandecem enquanto seres humanos que somos.

Neste trabalho estudaremos os contextos das questões etnicos raciais, bem como a discriminação e preconceito de um modo geral, enfatizando que o diferente deve ser tratado com diferença dentro da igualdade, adquirindo assim um corpo social capaz de transformar diversos fatos históricos que impulsionaram rumo a equidade social.

2 JUSTIFICATIVA

O ambiente escolar é o segundo grupo social na vida de muitas crianças, refletindo em grande parte de sua construção de caráter; é na escola que a criança tem a oportunidade de exercer tudo o que seus pais ensinaram em casa, porem enfrentar, lidar e sentir o preconceito e a discriminação é algo que nem sempre se ensina em casa. É ai que nasce o conflito, como lidar com algo tão dolorido, constrangedor e freqüente?

A criança em suas series iniciais precisão aprender que o preconceito e a discriminação são ações que devem ser repelidas, repreendidas e às vezes ignoradas e não copiadas como algo normal e correto.

É por essa razão, para que ações erradas não se perpetuem como correta que se torna fundamental a desconstrução do preconceito e da discriminação nas escolas.

3 OBJETIVOS

Pretende-se com esse estudo e essas atividades sugeridas analizar o comportamento dos alunos frente ao preconceito e a discriminação. As atividades buscam analisar os focos do preconceito e discriminação se étnico físico ou social. E assim buscar ações especifica com resultados relevantes em todo um mês de atividades e conscientização.

A melhor capacitação dos professores se dará por meio de palestras e seminários com profissionais especializados no assunto, tendo nas palestras a participação dos pais/responsáveis dos alunos, tendo conhecimento da real atuação dos pais/responsáveis se fará necessário o incentivo dos mesmos por meio de sorteio de brindes e lanches ,algo muito simples mas que faz a diferença em relação ao numero de presença.

As atividades há realizar com as crianças/alunos será de construção de si mesma e do seu conhecimento social, com divisão de grupos e duplas desfazendo grupos já pré estabelecidos dando a oportunidade de se conhecerem melhor abrindo espaços para a desconstrução do preconceito, auxiliadas por seus professores devidamente capacitados, orientados e pela coordenação pedagógica.

4 DESENVOLVIMENTO

Diretores, professores, funcionários, alunos e pais / mães, apresentam atitudes, crenças e

Valores percebidos que indicam que o preconceito (étnico-racial, de

Deficiência, de gênero, físico, religioso, sócio-econômica, territorial e de identidade de gênero) é uma realidade nas escolas públicas brasileiras . Mais preocupante é o fato que o preconceito e a discriminação muitas vezes resultam em situações em que pessoas são humilhadas, agredidas e acusadas injustamente simplesmente pelo fato de fazerem parte de algum grupo social específico.

Nota-se que estas práticas discriminatórias tem como principais vítimas os alunos, especialmente negros, pobres e homossexuais , Apesar do fato de que os alunos são as maiores vítimas, as práticas discriminatórias na escola também vitimam professores e funcionários .

“o preconceito prepara a ação de exclusão do mais frágil, por aqueles que não podem viver a sua fragilidade, em uma cultura que privilegia a força.”Crochík ( 1995)

a escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

o preconceito afeta a própria consciência da vitima, uma vez que se vê refletido na imagem preconceituosa apresentada.

“Nesse momento, o preconceito cumpre o seu papel, mobilizando nas suas vítimas sentimentos de fracasso e impotência, impedindo-as de desenvolver autoconfiança e auto-estima” (Ferreira, 2000).

Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famílias, em seu circulo de amizades, em seu trabalho, enfim perpetuam o preconceito em suas vidas.

A formação de indivíduos preconceituosos, a perpetuação de ideologias racistas, a permanência das desigualdades sociais e culturais, a violência no espaço escolar e ainda potenciais subaproveitados, são algumas das conseqüências que a sociedade suporta, ao permitir através de ação ou omissão o preconceito no ambiente escolar.

Portanto a instituição escolar, os professores e a sociedade – uma vez que são extremamente afetados – devem reavaliar os impactos futuros e preparam-se para a educação sem fronteiras.

Este estudo torna-se importante para que os profissionais da área pedagógica possam ter referenciais a cerca das questões ligadas ao preconceito e discriminação, conforme afirma Souza (2002, p. 1): [...] é importante que surjam pesquisas sobre estas questões, de maneira a sensibilizar e oferecer suporte teórico, especialmente aos educadores e profissionais envolvidos nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com