TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula para basquetebol

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

MAICON LEONARDO DA ROSA ZANDER

BASQUETEBOL

OBJETIVOS: CONHECER E VIVENCIAR OS FUNDAMENTOS TECNICOS DOA MODALIDADE BASQUETEBOL

ESPECIFICIDADE: CONHECER E VIVENCIAR A POSIÇÃO BASICA, A EMPUNHADURA, AS PARADAS E PÉ DE PIVO E O DRIBLE, PARA UTILIZAÇÃOAUTONOMA DOS MESMOS NA PRATICA DO BASQUETEBOL, POR MEIO DE EXECUÇÃO DE TAREFAS E PARTICIPAÇÃO EM JOGOS ENVOLVENDO OS FNDAMENTOS.

CONTEUDO: FUNDAMENTOS TECNICOS DO BASQUETEBOL: CONTROLE DO CORPO, EMPUNHADURA E DRIBLE.

PROCEDIMENTOS:

1°PARTE: Corrente Humana: alunos dispersos pela quadra, um aluno e o pegador e que procura tocar pelo menos um de seus colegas. Ao ser tocado, este se unira ao pegador, de mãos dadas, os dois tentarão tocar mais um colega, aumentando a corrente assim, sucessivamente, até se formar uma grande corrente humana, os alunos que não são tocados continuam fugindo até que a corrente tome todo o espaço diagonal da quadra. Os alunos que sobrarem sem serem pegos vencem o jogo.

2°parte: ”espelho: alunos dispersos na quadra, de frente para o professor. Este realiza deslocamentos laterais em posição básica, que os alunos devem seguir/imitar. Após, incluir deslocamentos em todas as direções (para frente, para trás, diagonal, saltos). DEPOIS de realizar a primeira execução, solicitar a alguns alunos que se alternem como os guias (da atividade).

-“Empunhadura—Alunos em círculo, o professor explica a empunhadura correta, os alunos executam, para testar a nova forma de segurar a bola e sua eficiência pedir para um aluno tentar a tirar a bola das mãos do outro, batendo na mesma, enquanto o aluno que segura a bola tenta mantê-la sob seus domínios, mantendo também a empunhadura.

“Drible básico ”-ainda em círculo, os alunos procurarão empurrar a bola de encontro ao solo, com a direita, com a esquerda e alternando, direcionando a bola para os lados, para frente, para trás. Em seguida, cada aluno deve driblar a bola apenas um vez, passando-a de mão em mão.primerio em sentido horário, depois em sentido anti-horário utilizando primeiro a mão direita, depois a mão esquerda.

-Corrida rápida e parada brusca: ao comando do prof. Correr em velocidade e parar imediatamente após o comando. Variações: sentar, deitar, levantar. Driblando.

-drible E parada-colocar vários arcos no chão, dispersos pela quadra. Os alunos driblam, utilizando todos os espaços. Ao sinal do prof. Devem procurar um dos arcos com um dos pés dentro do arco e o outro fora, na posição paralela ou anteroposteriora. Um novo sinal do prof., os alunos voltam a driblar pela quadra. VARIAÇÃO: antes de voltar a driblar (360°) com o pé que está dentro do arco.

-JOGO DE ESTAFETAS: em três colunas de dez alunos cada o ultimo dribla em zig-zag entre os companheiros de equipe. CHEGANDO A FRENTE DA COLUNA ,passa para o aluno de trás, e assim sucessivamente de mão em mão, chegando ao último o mesmo reinicia o procedimento da mesma forma. A equipe que conseguir fazer a bola chegar primeiro ao aluno que iniciou o jogo e a vencedora. VARIAÇÕES: driblar somente com a mão direita, o a esquerda, alternado com as mãos, drible alto, drible baixo, passando a bola por cima da cabeça, por trás do corpo.

“Dribla e rouba”—em espaço predeterminado, alunos dispersos, tentar tocar (sem fazer falta0a bola do adversário. Tirando a do mesmo sem para o drible. Quem perder a bola ou parar o drible sairá do jogo. O espaço vai sendo reduzido quantos menos jogadores houver, sempre utilizando as linhas da quadra (meia-quadra, meia quadra de vôlei, garafão,círculo central).o último a permanecer driblando será o vencedor.

3° parte

Exposição verbal-traço roda final-após as vivencias em todas as atividades o prof. ressaltar a importância da posição básica da empunhadura do drible e das paradas rápidas para se praticar o basquetebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com