TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade Cultural

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Pluralidade Cultural

Pluralidade Cultural é a diversidade de culturas ou grupos, com características particulares, alguns exemplos: católicos, protestantes, mulatos, brancos e negros. No Brasil existem muitos tipos de culturas, do norte ao sul do Brasil, mostrando ser um país com muitas diversidades. Ao longo de muitos anos várias gerações prosseguiram com seus modos de vida e cultura, e até hoje vem sendo espelhadas, cada grupo tendo seus próprios conceitos e demonstrando seu diferencial, com diversidade étnica e cultural. O objetivo da pluralidade cultural é respeitar as diferentes culturas, povos e costumes, trazendo assim um enriquecimento de experiências entre elas, e respeito entre os povos, e não só no Brasil, como no mundo também com vários tipos de linguagens, roupas, comidas e festas. Culturas são os costumes, valores, educação, que são criadas pelos homens com modo de viver coletivamente, e pluralidade cultural define grupos ao longo de um território com suas diferenças, podendo ser socioeconômicas, culturais, mais trazendo respeito a suas histórias e seu modo de vida.

 A Pluralidade cultural não traz nenhuma divisão entre povos ou culturas, mais mostra novas experiências entre cada uma, modos diferenciados de convivência entre cada sociedade, que unindo suas histórias, hábitos e estilos, muda e acrescenta o modo de pensar e agir de cada um de nós.

Nas escolas, dentro de uma sala de aula tem muitos alunos, com experiências, modos de vida e características físicas diferenciadas, e um professor precisa integrar a todos, e mostrar que mesmo com diferenças, podemos aprender uns com os outros, acrescentando novas experiências e conhecimentos para cada pessoa. O crescimento cultural se forma ao longo de muitos anos, e se transforma dentro de uma sociedade, em pensamentos, modo de viver, religiões e etc. Cada pessoa se forma com essa cultura e hábitos, se tornando diferenciado e com uma identidade própria.

Plano de Aula

 Meu plano de aula seria para alunos do ensino fundamental cursando a 7º série, sobre o racismo e o bullying nas escolas, algo que vem crescendo muito nas últimas décadas, mostrando aos alunos vídeos do que esse tipo de atitude pode se tonar nas vidas de quem sofre isso ao longo do tempo, dizer que somos todos iguais, que mesmo com características diferenciadas, somos todos iguais, e podemos viver e compartilhar momentos juntos, obtendo um grande crescimento, falar sobre grandes atletas que mesmo com o preconceito superaram e foram reconhecidos pelo mundo todo, um grande exemplo como o Pelé. Práticas de esportes em grupos, para um crescimento de experiência, tendo respeito ao seu colega, e entendendo que ele também é muito importante para o ganho da equipe, e podendo ter um convívio e uma boa amizade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com